O grupo musical “As Gingas do Maculusso” proporcionou na noite de sábado, 29 de Novembro, em Luanda, um show com os grandes sucessos que marcaram a carreira musical da banda feminina
O espectáculo que assinalou os 50 anos de Independência Nacional foi repartido em dois momentos no primeiro houve actuação da nova geração de cantoras do grupo.
As jovens cantoras Daniela Pegado, Branca Celeste e as Rogingas subiram ao palco e proporcionaram ao público os vários sucessos das Gingas do Maculusso. Músicos como Robertinho e Totó também fizeram parte do espetáculo, que teve casa cheia para brindar o evento.
A noite tomou outro momento quando o grupo musical entrou em palco e no seu jeito característico, com coreografias e trajes africanos, interpretou temas na língua nacional kimbundu, com suporte da banda Semba Master.
Músicas como “Mbanza Luanda”, “Kikola”, “Uigia Kunda”, “Ju Malanje”, “Bukula Marçal”, ‘‘Cabetula”, “Pangula”, “Calandula”, “Fuba”, entre outros sucessos, levando os presentes ao rubro.
No fim do espetáculo, o Grupo Carnavalesco Recreativo do Kilamba e as Gingas do Maculusso actuaram em conjunto, oferecendo momentos de exaltação da cultura nacional.
“As Gingas” foi formado, em 1983, pela professora Rosa Pecado, onde se destacavam quatro meninas cantoras. Inicialmente conhecido como “As Gingas do Maculusso”, devido ao bairro de origem das cantoras, que já actuaram no Zimbábwe, Portugal, França, Inglaterra, Japão, Brasil, Itália e Estados Unidos. Álbuns como Xiamy (1999), N’Dolo (2001) e Muenhu (2004) fazem parte do repertório do grupo.
Em declarações à ANGOP, o responsável do evento, Yuri Simão, da promotora “Nova Energia” saudou o espectáculo, considerando que foi um sucesso, a todos os níveis. Por outro lado, reconheceu o papel prestado pela professora Rosa Pecado na música angolana durante mais de quatro décadas.
Já Rosa Pegado, responsável do grupo, agradeceu a organização do evento e disse que o momento foi bastante gratificante, pois representa um reconhecimento pelo trabalho prestado em prol da cultura nacional. “Muito obrigado à organização por proporcionar este momento, sem esquecer todo público”, disse.









