O Palácio de Ferro, património cultural da cidade de Luanda, realiza o Recital de Poesia – intitulado “Encontro de Gerações – 50 anos de Independência Nacional”, na quinta-feira, 7, a partir das 19 horas, depois de uma pausa na programação cultural devido à paralisação dos taxistas, que resultou em arruaças e vandalismo na cidade capital
Este que é um dos eventos que vai marcar a reabertura das suas portas ao público reunirá, num mesmo palco, artistas da nova e da antiga geração, promovendo a partilha de experiências e saberes entre eles. Far-se-ão presentes neste palco a jovem poetisa Wende Bocado (adolescente), a poetisa Lú Matamba, o poeta Gino Sacramento, bem como os músicos Mouze (também adolescente) e Kark Sumba.
De acordo com o porta-voz do Palácio de Ferro, Amilton Victor, o evento tem como objectivo reflectir, através da arte poética, os ganhos e desafios alcançados ao longo dos 50 anos de independência do país.
Segundo o responsável, actividades deste género também procuram demonstrar à sociedade que a poesia não é uma arte exclusiva dos adultos – os mais novos estão cada vez mais presentes e revelam talentos emergentes a cada dia.
Por isso, neste evento que teve a iniciativa da EPG Produções, com o Palácio de Ferro a actuar como coprodutor, pretendem reunir neste espaço os amantes e fazedores de poesia, desde crianças, adolescentes, jovens, adultos, para que possam interagir e promover o intercâmbio em torno desta arte de declamar.
“O evento enquadra-se na celebração dos 50 anos de Independência, elevando o talento de adolescentes e jovens que, há algum tempo, vêm se assumindo firmemente como poetas. Incentivar o gosto pela poesia, especialmente entre os jovens e adolescentes, é uma das metas da iniciativa”, disse Amilton Victor.
O porta-voz apelou ainda à população para valorizar cada vez mais a arte em geral, reconhecendo o seu poder transformador na sociedade, tal como os nossos nacionalistas fizeram, promovendo a luta anticolonial por meio da cultura e da arte.
Destacou também a importância de cultivar o patriotismo e o civismo, mostrando através da poesia que cada cidadão é parte integrante no desenvolvimento do país. O evento é uma iniciativa da EPG Produções, com o Palácio de Ferro a actuar como co-produtor.
Actividades programadas
A programação para o corrente mês inclui workshops, mesas redondas, entretenimento, feiras de artesanato, exposições de artes plásticas, entre outras iniciativas que visam aproximar a comunidade dos artistas nacionais e estrangeiros.
A programação do mês inclui ainda um concerto com o artista Mário Gomes. Já para o mês de Setembro está prevista a realização da feira de corte e costura “MOCCO”, com data a anunciar, adiada em Julho transacto em decorrência das ocorrências de arruaças e vandalismo em Luanda.