O Despacho Presidencial n.º 164/25, de 25 de Junho do corrente ano, autoriza a realização de uma despesa no valor de três mil e doze milhões, cento e noventa e um mil, setecentos e dezoito kwanzas e quinze cêntimos para a celebração de contratos de empreitadas de obras públicas e serviços de fiscalização destinados à reabilitação do Cine Tropical, na província de Luanda
Segundo o referido despacho, a empreitada de obras públicas está orçada em dois mil oitocentos e setenta e oito milhões, quinze mil, novecentos e vinte e dois kwanzas e quinze cêntimos), incluindo o IVA à taxa legal em vigor.
Já os serviços de fiscalização da obra foram avaliados em cento e quarenta e três milhões, novecentos mil, setecentos e noventa e seis kwanzas. O despacho delega competência ao Ministério da Cultura, com a faculdade de subdelegar, para aprovar as peças do procedimento, verificar a validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do processo, bem como celebrar e assinar os respectivos contratos.
Valorização cultural e expectativas da classe artística
O músico Dom Caetano, ao comentar a medida, afirmou que a reabilitação do Cine Tropical representa uma mais-valia para o país. “Este espaço é simbólico e vem desde o tempo colonial. Há cerca de 30 anos, serviu de palco para espectáculos músico-culturais e outros grandes eventos realizados na cidade”, recordou,
Para o artista, a iniciativa deve ser acompanhada de uma estratégia mais ampla: “Se esta for uma cadeia de construção do mercado cultural, penso que deve ser expandida a outros espaços culturais também”, sublinhou.
Também o promotor de eventos Adérito Rodrigues considerou a reabilitação do Cine Tropical uma medida positiva e necessária para o setor artístico.
“A iniciativa é bem-vinda e vai beneficiar os artistas que carecem de espaços adequados para apresentar os seus trabalhos. Foram exarados vários despachos voltados à reabilitação de espaços culturais, e acredito que este movimento vem, de facto, beneficiar a classe artística”, afirmou.
Histórico do Cine Tropical
O Cine Tropical é um edifício emblemático do período colonial português, construído no centro de Luanda na década de 1960. Originalmente chamado Cine Bar e posteriormente Dancing Tropical, o espaço não servia apenas para a exibição de filmes, mas também para a realização de bailes, espectáculos musicais e outras actividades culturais.
A sala principal possuía capacidade para cerca de 700 lugares, com variações consoante o tipo de actividade realizada. Actualmente, o edifício encontra-se em estado avançado de degradação, o que motivou a sua inclusão no plano de reabilitação de patrimónios com importância histórico-cultural assinalável, promovido pelo Executivo.