A III edição do Concerto “Unir para crescer” será realizada no domingo, 31, a partir das 16 horas, no Palácio de Ferro, em Luanda. O mesmo terá como convidados de cartaz os cantores gospel Nsimba Reoboth, Victor Mudile, Bori Elshadai e Catarina Kito. O encontro tem como anfitrião o coral Órfeão IMEA
O encontro, que vai decorrer por mais de duas horas de tempo, vai marcar o encerramento do festival Unir para Crescer, organizado anualmente pelo departamento de música e arte cristã da Igreja Metodista Episcopal Africana (IMEA).
O concerto contará com a participação de um público diversificado, entre grupos corais, artistas gospel, líderes religiosos, crianças e jovens. Adultos e comunidades de outras denominações religiosas.
Segundo o director do colégio de maestros, João Serrote, o evento tem como objectivo levar a mensagem de Deus por meio das artes cristãs como a música, a poesia, o teatro, a dança, a pintura e tudo que envolve artes no seio da comunidade dos fiéis.
A mensagem principal do projecto, de acordo com o também membro da organização, é de retirar a palavra de Deus e o louvor dentro de quatro paredes, levar para o mundo inteiro, reforçando a passagem da bíblia sagrada que orienta “ide pregar o evangelho a toda a criatura”.
“Nós queremos levar a palavra de Deus através da música, do teatro, da poesia, da dança e queremos passar uma mensagem do Senhor”, disse. Para esta III edição, trouxeram convidados de destaque no mercado musical religioso como Nsimba Reoboth, e outros novos talentos nesta área como Bori Elshadai, um grupo de adoradores da comunidade cristã, Catarina Kito, uma levita que também tem levado a mensagem do Senhor por intermédio do louvor.
Está ainda entre os artistas convidados o cantor Victorino Mudile, que foi um dos diretores de música do coro anfitrião durante longos anos, mas que actualmente aposta na carreira a solo.
Nsimba Reboth, o mais aguardado do espectáculo João Serrote avançou ainda que Nsimba Reoboth, um dos nomes sonantes da música gospel do país, vai brindar o público com a performance do seu vasto repertório trazendo temas de consolo que encantam a alma e o coração da população.
Com temas como “És maravilhoso Senhor”, “Me liberta Senhor”, “Me dá só Samuel”, entre outros, Nsimba Reboth é o artista mais aguardado do evento e destaque de cartaz dada a sua vasta estrada e a popularidade que carrega no mercado musical.
Quanto à escolha dos artistas convidados, o responsável explicou que a escolha teve a ver com o trabalho desenvolvido pelos mesmos com empenho e dedicação a nível da música gospel dentro e fora do país.
Já em relação à periodicidade dos concertos, avançou que a iniciativa é, numa primeira instância, realizar-se anualmente, mas não descarta a possibilidade de, caso as condições permitam, realizá-los mais de uma vez num ano.
Reforçou que o concerto estará aberto para toda a comunidade cristã, familiares, amigos e toda sociedade de modo geral. Da parte do espaço cultural que os acolhe, a actividade está inserida na rubrica Gospel no Palácio de Ferro, uma rubrica que visa dar lugar aos concertos e eventos artísticos de natureza religiosa.