Com o objectivo de lapidar os pequeninos na arte de declamar ou recitar poemas, quer por via da escrita, quer da oralidade, a Fundação Arte e Cultura realiza hoje, pelas 19 horas, mais uma edição do “Noite de Recital de Poesia”, que nesta edição traz no epi centro a obra “Pon to e Vírgula”, do escritor Daniel Salomão
Para protagonizar o recital dos vários poemas que compõem o livro, a organização preparou cerca de seis crianças com idades entre os 9 e os 14 anos, todos eles pertencentes à escola de arte e ao clube de poesia da Fundação Arte e Cultura.
A cada edição, segundo Antónia Paulo, porta-voz do evento, é convidado um escritor que se faz acompanhar da sua obra, e os pequenitos são desafiados a recitar alguns dos poemas do livro escolhido, na companhia de poetas e poetisas adultos mais experientes.
O objectivo é claro e preciso: des pertar o gosto pela leitura e treinar as habilidades de declamar poemas entre os pequeninos integrantes do clube de poesia daquela instituição artístico-educativa.
Para esta edição, a escolha do escritor Daniel Salomão é justificada por ser um autor já conhecido pela organização e cujas obras têm uma escrita de fácil leitura e compreensão por parte do público infantil. “Convidámos Daniel Salomão por ser escritor por quem nutrimos muita estima.
E, essencialmente, porque se enquadra no nosso objectivo de divulgação de artistas nacionais nas mais variadas modalidades artísticas”, explicou a coordenadora do evento. Quanto à escolha da obra literária, a porta-voz explica que se trata de um livro de poema que traz temas
diversificados, mas com mensagens construtivas e inspiradoras, como esperança, confiança, conquistas, resistência, entre outras. “O ‘Ponto e Vírgula’ é um livro de poemário com temas diversificados, com maior ênfase na conquista, perda, resistência, auto a firmação e esperança.
Portanto, de forma resumida, o foco do livro é existência e esperança”, sublinhou a mesma. Reforçou que a intenção é de também poder educar e inspirar os pequeninos através dos poemas que eles leem ou se propõem a declamar.









