Com o objectivo de proporcionar um Natal condigno às comunidades e às famílias carenciadas de várias partes de Luanda, alguns centros e espaços culturais da cidade capital decidiram realizar um leque de actividades solidárias, com vista a arrecadar donativos para beneficiar os mais carenciados, especialmente as crianças desfavorecida
Nesta época de Natal, é comum ver as famílias, independentemente da sua dimensão, reunirem-se para celebrar em conjunto o Natal, trocar presentes, sorrisos, abraços, sentar-se à mesma mesa para um momento especial de confraternização, reforçando os laços de união e familiaridade.
Para alguns, o Natal é o momento de estar com as pessoas que amam, valorizam, admiram e com as quais almejam estar sempre próximas; entretanto, há, do outro lado, outras pessoas que, por mais que queiram, não podem ter um Natal digno igual a outros; uns porque há anos vivem sozinhos, distantes de suas famílias; e outros porque perderam ou foram excluídos do seio familiar e agora vivem nas ruas, nos lares de acolhimento ou nos orfanatos.
A estes o Natal geralmente tem um sabor diferente; é, muitasdas vezes, o momento do ano em que o vazio os invade, a ausência dos seus os abraça e a saudade torna-se a verdadeira companhia.
A situação agrava-se ainda mais com a ausência do que comer. Há crianças, jovens, adultos e até mesmo famílias que nesta fase natalina falta-lhes o pão, um refrigerante, uma refeição digna para ser colocada à mesa e saciar a fome. E é a pensar nestes que várias instituições culturais da cidade capital decidiram abrir suas portas para dar lugar a eventos de cariz solidário.
Fundação Arte e Cultura com “Jantar Solidário”
A Fundação Arte e Cultura, por exemplo, decidiu abrir as portas das suas instalações para proporcionar um evento solidário que vai beneficiar mais de 150 crianças de diferentes lares de acolhimento de menores e orfanatos de Luanda. Denominado “jantar solidário”, o evento terá lugar no dia 24 do corrente mês (Quarta-feira) a partir das 14 horas, no pátio da Fundação Arte e Cultura, situado na Ilha de Luanda.
A iniciativa, segundo a direcção da Fundação, pretende criar um momento de partilha, de alegria e inclusão social a crianças e jovens provenientes de diferentes casas de acolhimento da cidade de Luanda, abrangendo mais de 100 beneficiados. “Há mais de 12 anos que temos vindo a realizar estas actividades e neste ano não seria diferente. É um evento fechado para estas 150 crianças e para os voluntários que trabalham nos preparativos e realização do mesmo evento”, avançou Antónia Paulo, porta-voz da Fundação Arte e Cultura.
Para acompanhar o evento solidário, segundo a mesma, a organização preparou momentos culturais e de recreação para animar os pequeninos. O “jantar solidário” contará com momento musical a cargo do Coral da Fundação e dos pequenos artistas dos Centros Vivências Feliz, OCS, Horizonte Azul e convidados surpresas. Haverá ainda performances de coreografias de dança e apresentação de danças urbanas sob responsabilidade dos pequenos artistas dos centros de acolhimento e alunos da Fundação Arte e Cultura.
“Natal Solidário” no Prova D’Arte
Quem também abre as suas portas para proporcionar um Natal solidário aos mais desfavorecidos é o espaço cultural Prova D’Arte, que, em parceria com a Administração Municipal da Ingombota, vai realizar nesta semana um evento de carácter solidário.
Sem avançar ainda detalhes sobre o evento, o director artístico do Prova D’Arte, Rui Nerel, disse que a iniciativa é uma organização da Administração da Ingombota, e o Prova D’Arte surge apenas como colaborador, disponibilizando o espaço e o cenário.
“Eles entraram em contacto connosco a solicitar o espaço para o evento e nós, como sempre, nos mostramos disponíveis, uma vez que é uma actividade de cariz solidário que visa beneficiar crianças desfavorecidas”, disse o porta-voz em declarações a este jornal.
Embora não esteja directamente ligada à organização, o mesmo avançou que, pelo que soube da administração, os beneficiados serão crianças desfavorecidas dos vários pontos daquela circunscrição administrativa.
Os pequenos serão brindados com uma tarde recreativa, de confraternização, solidariedade e muita brincadeira e jogos lúdicos, além de brindes e presentes. O objectivo do evento é ocasionar um momento especial em que as crianças mais desfavorecidas e não só sintam-se acolhidas, abraçadas e incluídas na sociedade, especialmente no espírito natalício.









