A MultiChoice Talent Factory (MTF), instituição pan-africana de dicada à formação em cinema e televisão, anunciou a abertura das candidaturas para a turma de 2026, que decorrem até 27 de Fevereiro de 2026, a serem submetidas através do site oficial da mesma.
A formação, segundo a nota de imprensa enviada ao Jornal OPA ÍS, é dirigida a jovens graduados africanos que ambicionam seguir carreira como realizadores, cineastas, argumentistas, produtores e contadores de histórias, oferecendo formação totalmente financiada.
O objectivo é preparar os participantes para uma inserção competitiva no mercado do entretenimento. “Recentemente integrada ao grupo CANAL+, a MultiChoice reafirma o seu compromisso de levar conteúdos envolventes aos lares africanos, apostando na capacitação de jovens talentos como uma estratégia central para fortalecer a indústria audiovisual do continente. Através desta iniciativa, visa dar voz às narrativas africanas e ampliar a sua presença no panorama global do entretenimento”, lê-se no documento.
O programa da MTF tem a duração de nove meses e combina ensino teórico com forte componente prática, com modelo de formação híbrido, integrando aulas online interactivas com períodos in tensivos de formação presencial.
Com academias localizadas no Quénia, Nigéria e Zâmbia, a MTF atende candidatos de 14 países africanos, proporcionando formação prática, contacto directo com a indústria e acesso a redes profissionais estratégicas. Desde a sua criação, em 2018, a MultiChoice Talent Factory já formou 296 cineastas e viabilizou a produção de 42 filmes realizados por antigos alunos.
Durante o curso, os participantes aprendem sobre o negócio da produção cinematográfica e desenvolvem projectos próprios, que são exibidos em canais da DStv e GOtv, como Maisha Magic, Zambezi Magic e Africa Magic, além da plataforma de streaming Showmax.









