O ministro da Cultura, Filipe Zau, realizou, nesta terça-feira, 3, em Luanda, uma visita de constatação a três emblemáticas salas de cinema da capital do país: o Cine São Paulo, o Atlântico e o Tivoli
Acompanhado por uma delegação do Ministério da Cultura, o governante avaliou o estado de conservação das infraestruturas e destacou a necessidade de reforçar parcerias institucionais, bem como de analisar a situação actual desses espaços culturais, numa altura em que o Executivo intensifica os esforços para revitalizar o sector e aproximá-lo das comunidades.
“Queremos recuperar o visual e devolver a utilidade a estas salas. A ideia de utilização e cooperação é clara. Temos operários da Cultura ligados à música, dança, moda, teatro, etc.”, afirmou Filipe Zau, sublinhando que o cinema tem enfrentado um grande défice de actividades por não dispor de locais funcionais para dinamizar a sua agenda cultural.
O ministro referiu que, por orientação do Presidente da República, João Lourenço, o Ministério da Cultura entra agora numa nova fase do processo, passando a trabalhar mais de perto com artis- tas, empresários e outros agentes culturais para impulsionar a dinamização do sector. A sua maior preocupação, disse, reside no elevado número de artistas desempregados, muitos deles responsáveis por famílias.









