O Ministério da Cultura lamentou a morte do bispo emérito da Diocese de Mbanza-Congo, frei Dom Serafim Shingo-ya-Hombo, falecido no primeiro dia do ano, vítima de doença.
Segundo a nota consultada pelo Jornal OPAÍS, o Ministério da Cultura diz que recebeu, com profundo pesar e consternação, a notícia do falecimento desta figura ligada à Igreja Católica.
“Em nome dos responsáveis e funcionários do Ministério da Cultura, endereço os nossos mais sentidos pêsames aos fiéis da Igreja Católica Angolana e à CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé), em particular, pela perda e roguemos ao Senhor pelo eterno descanso de Sua Reverendíssima Frei Dom Serafim Shingo-ya-Hombo”, refere a nota.
Sobre o bispo
Frei Dom Serafim Shingo-ya-Hombo nasceu na Quibala, Província do Cuanza-Sul, aos 06 de Fevereiro de 1945. Ingressou na Ordem dos Capuchinhos em 1965 e foi ordenado sacerdote a 1 de Agosto de 1971.
Foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Bispo Auxiliar de Luanda, onde recebeu a Ordenação aos 24 de Junho de 1990. A 29 de Maio de 1992 foi nomeado Bispo de Mbanza Congo, onde ficou até 17 de Junho de 2008. É em Junho deste ano que acompanha o Papa João Paulo II durante a visita por Mbanza Congo, inserida naquela que foi a primeira viagem de um Papa ao nosso país.









