A cidade de Luanda volta a acolher a 6.ª edição do Concerto “Omele”, um projecto artístico anual da cantora e intérprete Melvi Lumbungululo, a ter lugar no dia 14 do corrente mês, no Skyna Hotel, a partir das 20 horas
O concerto Omele, que em língua nacional umbundu significa “amanhecer”, visa fundir a música tradicional e popular angolana ao canto lírico, e explorar as sonoridades contemporâneas, sem perder a essência da cultura nacional. Para esta edição, o espectáculo vai contar com a participação especial de Antero Ekuikui, uma forma de homenagear um dos principais percursores da trova “Duo Kanhoto” pelo papel na recolha, e preservação da música tradicional angolana.
O espectáculo conta ainda com a participação de Esperança Mirakiza Africana, pelo seu contributo na preservação das línguas nacionais através do canto, que revela a ancestralidade angolana.
O produtor executivo, Pedro Sambo, revelou que, dentre as principais composições do cancioneiro popular a serem apresentadas, tem no repertório músicos de alguns artistas angolanos, nomeadamente: Liceu Viera Dias, Nani, Justino Handanga, Tonito Fortunato entre outros que marcaram diferentes períodos da história da música no país. “Esta 6.ª edição traz uma novidade de recolhas de músicas tradicionais do sul de Angola, diferente das edições anteriores”, disse.
O público prosseguiu, vai poder imergir numa atmosfera de nostalgia e reviver momentos marcantes de determinadas épocas, que marcaram o capítulo histórico da música contemporânea em Angola.
“A preparação está a correr bem, esperamos que o público apareça para fazer parte deste momento importante da história da música angolana”, sublinhou.
Sobre a artista Melvi Lumbungululo é o pseudónimo de Melvire Vanuza Daniel Lumbungululo, licenciada em Canto Lírico pelo Instituto Superior de Artes de Luanda. Com uma obra discográfica, intitulada “Triunfo”, lançada em 2007, em que consta o sucesso “Doce de Coco”, uma aposta na kizomba, música que a projectou, antes de apostar no canto lírico.
Um ano depois, esteve entre os 10 finalistas do Top dos Mais Queridos da Rádio Nacional de Angola. O percurso artístico passa antes pelas participações no projecto “Foi Destino”, do DJ Nelo Dias (2005), e no disco “Meu Sonho”, lançado pelo grupo musical Bro Stars, do qual foi vocalista principal.
Posteriormente, participou em diversas obras discográficas e projectos de artistas como Mamukweno, Zé Maria Boyoth, “Angola Xiami”, de Rosa Roque, além de interpretações e coros de distintos cantores da praça nacional.









