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Leitura descritiva – Eumbo Letu, âncora de socialização na percepção do povo Bantu [Ovawambo/Ovakwanyama]

Jornal Opais por Jornal Opais
16 de Janeiro, 2025
Em Cultura, Em Cartaz
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
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Leitura descritiva – Eumbo Letu, âncora  de socialização na percepção do povo  Bantu [Ovawambo/Ovakwanyama]

A bordagem a que nos propusemos não se subscreve à leitura analítica e sim sob a perspectiva descritiva, pois, entendemos fazer recurso a uma comunicação exposicional, isto é, a que se assenta à apresentação do livro.

Assim sendo, o livro que fundamenta a razão do nosso pincelar, ou seja, o objecto da presente construção discursiva, Eumbo Letu, Âncora de Socialização na Percepção do Povo Bantu [Ovawambo/Ovakwanyama], foi lançado em 2019, ora, da autoria do actual Rei, Sua Majestade Jerónimo Haleinge, do Reinado de Oukwanyama.

Numa resenha biográfica, Sua Majestade Rei do Reinado de Oukwanyama, conforme o seu livro, consta que o seu nascimento data de 01 de janeiro de 1948, em Okadweya, comuna de Oshihedi, município de Onamakunde/Namacunde, província do Cunene. Formado em Sociologia.

Quanto ao livro, Eumbo Letu, Âncora de Socialização na Percepção do Povo Bantu [Ovawambo/Ovakwanyama], comporta nove capítulos e 229 páginas. O primeiro capítulo relata a trajectória e feitos de Sua Majestade, Rei Mandume ya Ndemufayo, pois, representa o símbolo maior de resistência e bravura da cultura Ovakwanyama e dos maiores que se destacou na luta contra anteocupação colonial, em África, é uma figura incontornável da história da humanidade.

Neste capítulo, só para citar, encontramos temas relacionados à identidade do Rei Mandume ya Ndemufayo, sua educação e instrução, sua entronização, estrutura do reino, decretos reais.

Assim, pressupõe-se que a figura de Rei Mandume ya Ndemufayo faz parte da mitologia, entende-se, aqui, referência modal na construção da consciência de resistência e de valoração da justiça, da lealdade, e da coerência entre o discurso e o acto, do imaginário dos povos Bantus.

Aferimos que, a partir do segundo capítulo, abordagem adquire um cunho explicativo sobre o modus vivendi e operandi da vasta esteira do povo Ovakwanyama.

Portanto, apresenta-se uma incursão comunicativa que visa transmitir a filosofia, o pensamento e a cosmovisão da cultura antropológica, sociológica, histórica, conservadora, do povo Ovakwanyama. Vejamos que no segundo capítulo Eumbo perfilam temas, por exemplo, concepção de Eumbo, dimensão sócio-económica do Eumbo, implantação e estrutura arquitectónica do Eumbo, configuração arquitectónica do Eumbo.

No terceiro capítulo faz-se uma incursão sobre a divisão do trabalho social, no Eumbo: infância rapazes, infância raparigas, adolescência e juventude, esposas, posição do chefe de família. O quarto capítulo está fadado às cerimónias relevantes: festa de puberdade.

No quinto capítulo trata «Omanyando», Momentos de lazer. No sexto capítulo discorre sobre «Eenghali, Omupendu», óbito. No sétimo capítulo, a sua preocupação é a descrição sobre «Oidila», tabús e proibições: sexualidade, leviandade, homossexualidade, O oitavo capítulo «Omahepu», Contos.

O nono capítulo «Okwoongela», à guisa de conclusão. Aproveitamos, também, adendar a nossa comunicação informações relacionadas ao sexto aniversário da Restauração do Reino de Oukwanyama que se assinala no dia 02 de fevereiro do presente ano de 2025.

 

Por: HAMILTON ARTES

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