EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 27 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Igreja São Tiago Maior aguarda pela reabilitação

Jornal Opais por Jornal Opais
27 de Janeiro, 2023
Em Cultura, Em Cartaz

A par de outras infra-estruturas que constituem o património da Missão Católica de Lândana, a Igreja São Tiago Maior de Lândana é tida como um dos maiores emblemas da história do início do cristianismo nesta parcela do território nacional.

Poderão também interessar-lhe...

Cidade do Luena volta a acolher a V Edição do Festival Ngeya

Casa de Cultura Rainha Njinga A Mbande do Rangel focada na formação artística e intelectu al da juventude local

Escritores abordam problemática da literatura infantil na IV edição do Conexões Letras e Artes

As obras da sua construção datam desde o século XIX da era colonial.

Foi o primeiro templo a ser fundado pelos missionários espiritanos em Angola, no dia 25 de Julho de 1873.

A infra-estrutura foi classificada como património cultural nacional, em Junho de 2013, e é uma das mascotes do turismo, tendo em conta o seu estilo arquitectónico, com janelas ornamentadas, vidros importados da Europa que remontam há mais de 100 anos.

Em Abril de 2018, devido às fortes chuvas que se abateram sobre a província, sobretudo em Lândana, provocaram a derrocada da parte frontal da igreja estando a sua reconstrução dependente da disponibilidade de verbas pelo Governo.

A reabilitação cinge mais na recuperação da parte frontal da infra-estrutura, a torre e o relógio que desabaram em decorrência das fortes chuvas registadas na região.

Segundo o bispo de Cabinda, a Igreja São Tiago Maior de Lândana é um património nacional e, por isso, compete ao Estado a sua reabilitação.

“Até por lei não podemos tocar naquela estrutura porque é património nacional sob a responsabilidade do Estado”, esclareceu o chefe da Igreja Católica em Cabinda, tendo realçado que já houve tempos em que a consignação das obras para a sua reabilitação esteve mais próxima.

O bispo congratulou-se com a preocupação do Governo Central em relação à reabilitação da igreja e realçou o empenho pessoal da ex-ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, que, representando o governo, tomou a peito como porta-voz das preocupações levadas até à antiga Colina de São José, em Luanda.

“Passamos esses anos de diálogo e de busca de soluções numa travessia do deserto e como sabemos foi ainda piorada com a pandemia da Covid-19”, referenciou o prelado deixando transparecer que há uma luz num horizonte breve quanto a uma reabilitação da igreja desabada há cinco anos.

“O nosso desejo é que dentro de pouco tempo se aprovem os financiamentos e os projectos para a reabilitação da Igreja São Tiago Maior que seria ouro sobre azul na celebração dos 150 anos da nossa Missão Católica de Lândana”, perspectivou.

Visita do ministro

O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, visitou, recentemente, os escombros da Igreja São Tiago Maior e reuniu-se com a governadora provincial, Mara Quiosa, para saber das dificuldades que estão na base do atraso na reabilitação do templo.

Segundo o ministro da Cultura e Turismo, existem diversas opiniões em relação à sua reabilitação, estando algumas entidades a defender a construção de um novo templo devido ao tempo e a época que o mesmo foi erguido.

“Se é construir tudo novo perdese o património.

Trouxe um arquitecto para poder dar uma opinião melhor e poder auxiliar que decisões melhor a tirar quer a nível da província quer a nível nacional e vermos como podemos recuperala”, explicou o ministro.

Para Filipe Zau, a Igreja São Tiago Maior representa algo importante quer para os cultos, quer para o património cultural como também marca a presença dos primeiros missionários em Cabinda, em particular, e em Angola, em geral.

Consignação das obras de reabilitação da residência dos padres

Ao longo dos 150 anos de existência, as infra-estruturas da missão como a residência dos padres, as oficinas de artes e ofícios, a tipografia, o internato, a Igreja São Tiago Maior e a escola foram degradando-se com o tempo.

No dia 10 de Janeiro foram consignadas as obras de reabilitação e ampliação da residência dos padres, uma estrutura que se encontra em estado degradado e o tecto a jorrar água sempre que chove.

Avaliado em mais de 506 milhões de kwanzas, financiados pelo governo angolano, a obra está a cargo da empresa local Organizações MPM e deverão durar 11 meses para a sua execução.

A governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, assistiu ao acto da consignação, pedindo ao empreiteiro que cumpra, escrupulosamente, com as normas e os prazos contratuais e usar material de qualidade na obra.

Para conferir a qualidade que se quer à obra, Mara Quiosa solicitou à Diocese de Cabinda, como dono da empreitada, a acompanhar rigorosamente a construção a par da empresa fiscal Basmacas-BCNT.

“Queremos que não surja qualquer constrangimento sobretudo de ordem financeira e caso apareçam consigamos ultrapassar com bastante rapidez para que no mais curto espaço de tempo possamos ter essa importante infra-estrutura completamente reabilitada”, recomendou a governadora.

Diocese

Em nome da Diocese de Cabinda, o bispo Belmiro Chissengueti agradeceu ao Governo pela reabilitação da casa dos padres e chamou à atenção ao empreiteiro que 11 meses depois da consignação, isto é, no dia 10 de Novembro de 2023 “estaremos aqui para a inauguração dessa obra”, augurou o prelado.

“Não nos façam perder tempo nem paciência, nem viagens e muito menos gastos com tribunais para podermos fazer andar aquilo que é de todos nós”, advertiu o bispo de Cabinda manifestando-se satisfeito com a aposta de uma empresa local escolhida para a execução da obra.

Para Dom Belmiro, este é um desafio para as empresas locais demostrarem trabalho no intuito de passarem a ser opções em futuras empreitadas.

“O grande risco do nosso empresariado, às vezes, é que antes de concluir a obra primeiro gasta tudo para depois se queixar ao Estado. Aqui vai ser diferente.

Façam bem para que, mostrando o vosso trabalho, haja depois preferência mesmo da parte do governo a fim de que o dinheiro do PIIM que é nosso possa também circular entre nós”, manifestou reiterando ser tempo de trabalho e o de arregaçar as mangas, e de confiar-se na providência para que o bem que se realiza naquele local possa também ser a imagem do país que se pretende construir.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Cidade do Luena volta a acolher a V Edição do Festival Ngeya

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

A cidade do Luena, capital da província do Moxico, volta a centralizar as atenções do público da região Leste do...

Ler maisDetails

Casa de Cultura Rainha Njinga A Mbande do Rangel focada na formação artística e intelectu al da juventude local

por Augusto Nunes
26 de Junho, 2026
Fotos: Caros Moco

A instituição, ocupando as instalações da antiga Biblioteca do Rangel, recuperadas pela Fundação Obra Bella com o aval do Governo...

Ler maisDetails

Escritores abordam problemática da literatura infantil na IV edição do Conexões Letras e Artes

por Maria Custodia
25 de Junho, 2026

A IV edição do programa Conexões Letras e Artes vai contar com as participações dos escritores Kardo Bestilo, Domingas Monte...

Ler maisDetails

Desafios enfrentados por mulheres no dia-a-dia retratado em espectáculo de dança contemporânea “E Se”

por Jornal OPaís
25 de Junho, 2026

No âmbito da rubrica “Dançar Kuya”, o Palácio de Ferro, em Luanda, vai acolher, na próxima Quinta-feira, 09 de Julho,...

Ler maisDetails

Caminhada da Família mobiliza atletas e amantes do atletismo na Zona Económica Especial

26 de Junho, 2026

Mais de 150 crianças “aquecem” Piscina do Alvalade em alusão ao Dia Olímpico

26 de Junho, 2026
Daniel Miguel

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

26 de Junho, 2026

Jornada da Criança no Bié encerra com marcha em repúdio à violência contra menores

26 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.