O historiador, dramaturgo, metodólogo e professor Josias Mahatma Satumbo lançará, no próximo sábado, 30, às 10 horas, no Shopping Atrium, situado na Nova Vida, em Luanda, a sua mais recente obra científica com o título “O Legado de Victor Inaculo para a Polícia Nacional – Um Ensaio Sobre a História Policial Angolana”
O volume, de 135 páginas, está dividido em três partes e tem a chancela da Editora Consultório Metodológico “MS”. A obra, que é uma contribuição para a historiografia policial angolana, homenageia Victor Imáculo, antigo Comandante da Polícia Nacional.
O livro, que reúne também testemunhos de altos responsáveis da Polícia Nacional de Angola, servirá de objecto de estudo de alguns intelectuais angolanos, preocupados, enquanto profissionais de história policial e museologia, em dar as suas contribuições para enriquecer o debate.
O autor, Josias Mahatma Satumbo, em conversa com OPAÍS, referiu que o ensaio, que agora é finalizado, não é novo em termos de abordagem histórica, uma vez que procurou situar-se fundamentalmente na contribuição do C.V.I (Comandante Victor Inaculo) para o processo de modernização e desenvolvimento da Polícia Nacional de Angola.
Recordou que a escassez de bibliografia, ou a ausência de certos indivíduos que os poderiam fornecer pistas ou entrevistas, foram situações que tiveram que ultrapassar, pese embora, com algumas limitações.
“Tudo fizemos para realizarmos um trabalho que pudesse constituir uma referência para outros estudos no âmbito da construção da Historiografia Policial Angolana”, realçou, acrescentando que quanto menos alguém sabe sobre o passado e o presente, mais inseguro será o seu juízo sobre o passado.
“Conhecer o passado e os feitos de alguém que se doou para as causas mais nobres da pátria numa instituição castrense é um aspecto fundamental da própria natureza humana”, sublinhou.
Partilha da historiografia policial angolana
O historiador realçou que a obra surge da necessidade de alvitrar e partilhar a Histografia Policial Angolana e dos seus actores, (comandantes, directores, chefes de departamento, bem como os efectivos que se destacaram no exercício das operações da Manutenção da Ordem e da Tranquilidade Pública, nas nuances operacionais e administrativas).
Concomitantemente, a obra realça a afirmação curricular dos operacionais da PN, no campo da formação básica, média e superior, bem como nas distintas especialidades da polícia.
Salientou que o livro tem etapas de uma ampla pesquisa, onde percebe-se a definição do tema, dos objectivos que o levaram a estudar o assunto, do problema, dos métodos, das técnicas e tipos de pesquisa utilizados para a materialização do estudo e da amostragem, contando com contributo directo de altas figuras da Polícia Nacional que trabalharam, conviveram com Victor Inaculo, entre outras individualidades.
O autor procurou destacar na sua obra aspectos transversais à vida e legado de Victor Inaculo na Polícia Nacional ao servir, e bem, o Estado angolano e na sociedade, quer como comandante, quer como pai, chefe de família, vizinho, amigo, assim como cidadão patriota.
Recorde-se que, a par dos temas já referenciados, o volume em questão inclui também ilustrações de fotografias a cores, ressaltando todo o processo e trabalho do homenageado comandante.