O grupo musical feminino “Peregrinas” vai realizar o concerto denominado ”Palco Gospel”, no próximo domingo, 7, às 16 horas, no auditório da Rádio Ecclésia, em Luanda, sob a orientação da Monumental Gospel e as participações especiais de Esperança Mirakiza e Fernando Mário
O encontro marcado para mais de duas horas será repartido em dois blocos, onde no primeiro painel o grupo anfitrião vai abrir o concerto cantando seis louvores, de seguida um dos convidados para levar o público ao rubro através da sua actuação.
Já no segundo bloco haverá a presença em palco do segundo convidado, posteriormente com as Peregrinas que vão apresentar mais seis louvores que compõem o seu repertório, como as intituladas “Yesu”, “Firmes nas promessas”, “Eye u Ngana”, “Utonda“.
O coral em cartaz, que pertence à Igreja Metodista Unida Cargo Pastoral de Galileia, em Luanda, organiza o mesmo com o objectivo de exaltar o nome de Deus através do louvor. Segundo a coordenadora do grupo musical Peregrinas, Telma Van-dúnen, trata-se do primeiro concerto enquanto grupo, um projecto da Monumental Gospel, que endereçou o convite para a realização da actividade neste formato.
“É a primeira vez que faremos parte do projecto Palco Gospel, no domingo. Vamos apresentar um vasto reportório com doze músicas da obra discográfica lançada em 2017, algumas músicas novas e antigas trabalhadas a nível interno”, esclareceu.
Cantar e encantar em línguas nacionais
Telma admitiu ainda que serão apresentadas diferentes performances, desde músicas nas línguas nacionais como umbundo, kimbundu, português.
De igual modo, pretendem manifestar também em línguas estrangeiras como o inglês, fazendo assim uma mistura de línguas durante o concerto. O momento mais alto, segundo a também jornalista, será marcado com a apresentação do louvor que dá título ao novo disco, interpretado na língua nacional kimbundu “Eye u Ngana”, que traduzido para português significa “Ele é o Senhor”.
Com a apresentação do conjunto, pretendem levar o público a mergulhar numa viagem inesquecível com músicas de diferentes estilos, desde o mais clássico ao Kilapanga, o Kizomba e outros. Para a fonte, um dos principais objectivos é levar a mensagem do evangelho a toda a terra, através do louvor e, por outro lado, dar a conhecer ao público apreciador da música gospel sobre a mais recente obra discográfica lançada este ano.
Regresso ao palco
Depois de mais de cinco anos fora dos palcos, o grupo que tem mais de 26 anos de existência, conta actualmente com 32 membros, reapareceu para mostrar aos seus seguidores e ouvintes que se mantém firme nesta peregrinação.
Por iniciativa do irmão e mestre Sebastião Kalengue da Silva ‘’Bastos’’, o grupo recebeu o nome de Peregrinas, pelo facto de as mesmas serem peregrinas nesta terra. A responsável destacou que maior parte dos ingressos já foi vendido, e também estão a receber solicitações por membros de outras denominações religiosas que pretendem fazer parte da festa.
O feedback com o público, disse, tem sido bastante positivo e encorajador ao longo desta caminhada. Fez saber que a entrada para o concerto é extensiva a todos que gostam de música gospel, independentemente da raça, cor, etnia, credo religioso e faixa etária. Deste modo, apela ao público no sentido de aparecerem para juntos celebrarem a música gospel, que considera que de um tempo para cá tem evoluído, o que para si é gratificante para a classe.
E, com base nesta evolução, acha ainda necessário que se valorize a música gospel que também representa a cultura local. “Gratidão de forma imensurável ao excelso Deus, porque na multidão de crentes e dons existentes, as Peregrinas foram chamadas para este ministério do louvor. A todos os irmãos que têm apoiado, espiritualmente, financeira e tecnicamente, muito obrigada.
As Peregrinas agradecem à igreja local, Igreja Metodista Unida Cargo Pastoral de Galileia. Aos irmãos que apoiaram durante todo o processo deste concerto, que hoje entra para a história do grupo, recebam o profundo agradecimento”, sublinhou.
Convidados aguardados com expectativas
A coordenadora do grupo Peregrinas manifestou ainda que uma personalidade no mundo da música gospel que dispensa apresentação, oriunda de uma família de músicos cristãos, Esperança Mirakiza, conta com mais de 13 faixas do vasto repertório de música gospel afro, vai apresentar com temas como “Ele vive”, “Não te largo”, “Nzila Nzambi”, “Unikina” e outros. Ao passo que Fernando Mário, um dos cantores também conhecido no mundo da músi