O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, anunciou, hoje, a institucionalização de dois prémios a nível local, concretamente no sector da Cultura, que vão servir de impulso directo aos fazedores de literatura e despertar a criatividade na escrita no seio da comunidade estudantil daquela província.
Trata-se do Prémio Provincial da Literatura e o Concurso Provincial da Literatura Escolar, que serão realizados anualmente.
O primeiro, de acordo com Pereira Alfredo, que discursava no acto provincial das celebrações do 08 de Janeiro, Dia Nacional da Cultura, é destinado ao reconhecimento e valorização do contributo de escritores, criadores e entidades que se destaquem no domínio da criação artístico-literária, incentivando a produção literária, a leitura e o pensamento crítico.
Já o Concurso Provincial da Literatura Escolar, salientou que será dirigido às escolas do ensino primário e secundário, públicas e privadas, com o objectivo de estimular o gosto pela escrita literária entre os alunos, promover a criatividade, valorizar a identidade cultural e descobrir novos talentos no meio escolar.
Referiu que, com essa iniciativa, o governo da província do Huambo reforça o seu compromisso com o incentivo e valorização da cultura.
O acto Provincial do dia da Cultura Nacional contou com a presença de distintos membro do governo, entidades religiosas e tradicionais, deputados representantes de partidos políticos, agentes culturais, dentre outros convidados.
A V edição da Farra Semba do Bairro vai juntar vários artistas no palco, no sábado, 10, a partir das...
Ler maisDetails









