O acto de abertura da vigésima primeira edição do Festival Internacional de Banda Desenhada ‘Luanda Cartoon’ acontece hoje, no Centro Cultural Português- Camões, a partir das 10 horas, com a inauguração de uma exposição inédita que vai convidar o público a uma reflexão sobre os vários cenários e desafios do cartoon no contexto nacional e internacional.
Nesta que é considerada uma edição especial, que tenciona celebrar os 50 anos da dipanda com debates à volta do universo da banda desenhada em Angola, vai reservar um espaço para dedicado a homenagear três artistas resilientes que contribuíram ou têm contribuído para a promoção e valorização da arte em Angola.
Trata-se dos cartoonistas Tché Gourgel, Armindo Dalas e Carnott Júnior que, coincidentemente neste ano celebram também 50 anos de idade, neste evento que vao decorrer durante sete dias.
A homenagem, de acordo com Delfina Bastos, assistente de direcção do Olindomar Estúdios, tem por objectivo de reconhecer o papel destes artistas que, há mais de vinte anos, vêm contribuído pela difusão e valorização da arte do cartoon no mercado nacional.
“Esta homenagem é uma forma de reconhecer o contributo destes artistas que há muitos anos vêm dando o seu contributo pelo reconhecimento e pela valorização desta arte em Angola. Por sinal, estes artistas celebram também 50 anos de idade neste ano que o país está a celebrar 50 anos de independência”, avançou a também membro da organização do festival.
Convidados nacionais e internacionais
O evento, que nesta edição contará com dois palcos (o centro Camões e o Olindomar Estúdios) vai congregar dezenas de artistas, amantes e apreciadores de banda desenhada que serão desafiados a discutir, reflectir e trocar ideias e experiências sobre o cartoon ou a banda desenhada, olhando para o contexto angolano e de outros países.
Entre os convidados internacionais estão o português Osvaldo Medina e os congoleses democrata Jeremie Nsingi, Mola Boyika e Yannick Kumbozi, além dos vários artistas cartoonistas nacionais que se vão juntar aos painéis de debates durante os cerca de sete dias de festival.
Exposições, workshops, oficinas de pintura e desenho, debates e exibições de documentários estão entre as múltiplas actividades que o evento reserva para os convidados e participantes desta edição. Haverão também feiras expositoras onde o público terá a oportunidade de adquirir livros de banda desenhadas autografadas pelos seus autores.