Com a participação de seis bandas de referência nacional, entre as quais os Ngwami Maka, Impactos 4, Jovens do Prenda, Banda Duia, Roxane Project, Conjunto os Kiezos, Dizu Dietu e Banda Maravilha, a 3.ª edição do Festival das Bandas reconheceu e destacou os feitos e contributos do músico Augusto Chakaya, antigo vocalista da banda Jovens do Prenda.
Durante o evento, que juntou dezenas de participantes no pátio do Palácio de Ferro, os conjuntos participantes interpretaram vários temas de autoria do homenageado, partilhando momentos e experiências vivenciadas ao lado do artista que, até a data da sua morte, tinha somado mais de 35 anos de carreira musical.
No primeiro dia, o grupo Ngwami Maka deu abertura às actuações, partilhando com o público o seu vasto repertório musical. Sob liderança do instrumentista Jorge Mulumba, o conjunto levou ao palco temas como kibuka kia mona, “santa Maria”, “kungi xaxafa”, “yango” e “nvulu”.
Ao falar em nome da banda, Jorge Mulumba disse ter sido uma honra voltar a participar do festival e, de modo especial, poder homenagear uma figura incontornável da música que é/foi Augusto Chacaya.
“Augusto Chacaya foi um grande mestre da música, é uma figura incontornável e poder homenageá-lo é de facto para nós uma grande honra”, disse o artista.
A par do Ngwami Maka, outros conjuntos que também subiram ao palco, igualmente reservaram minutos e canções para homenagear o artista, reconhecendo o seu contributo na promoção e valorização da música popular urbana, especialmente o semba.
Actuações dos conjuntos O primeiro dia de espectáculo foi protagonizado pelos grupos Ngwami Makas, Impactos 4, Banda Duia e os Jovens do Prenda, este último que, desde o princípio ao fim das suas actuações, homenageou o antigo vocalista, cantando temas que eram principalmente interpretados pelo homenageado.
Temas como “samba”, “lamento da mãe”, “santana”, “ngongo”, Tia Sesá e outros fizeram parte do repertório apresentado pelo conjunto Jovens do Prenda que encerrou o primeiro dia do festival.
FM, Cana-de-Açúcar, Duia e Roxane estarão presentes, deu a conhecer, em conferência de imprensa, o mentor do projecto, Marito Furtado. Já para o segundo dia, as actuações começaram com a banda Roxene Porject, seguindo-se os Kiezos, Dizu Dietu e a Banda Maravilha encerrou em grande estilo o festival.
Enaltecer as bandas instrumentistas
Realizado com uma periodicidade trimestral, o festival das Bandas é uma iniciativa que visa promover e destacar os trabalhos das bandas e agrupamentos instrumentistas cujos trabalhos pouco têm sido visivelmente reconhecidos pelo mercado musical.
Em declarações ao OPAÍS, o director do Festival, Marito Furtado, explicou que o festival surge da necessidade de dar voz e visibilidade aos conjuntos que pouco são conhecidos pelo público, mas que os seus trabalhos são consumidos e às vezes na ignorância de quem os aprecia.
“O propósito do Festival é dar palco e visibilidade às bandas que muitas vezes são postas em segundo plano. As pessoas conhecem mais o músico vocalista, mas quase nunca sabem nada sobre as bandas que os acompanham e que, na verdade, são as bandas que produzem os ritmos que fazem as músicas serem sucessos”, explicou o responsável.
O também integrante da Banda Maravilha frisou que a ideia é realizar o festival trimestralmente, prevendo acontecerem pelos três a quatro edições em cada ano.
Marito Furtado frisou que o festival tem também como objectivo proporcionar um intercâmbio inter-geracional, permitindo que os jovens conheçam e aprendam um pouco da música feita por artistas mais velhos e que marcaram diferentes etapas do país. Nesta edição, a grande novidade do festival foi a presença da Banda Impactos 4, que anunciou o regresso aos palcos em grande estilo.
Histórico da edição anterior
Recorde-se que a segunda edição do Festival das Bandas realizouse em Fevereiro do ano passado, no Espaço Prova D’Arte, no Miramar. Mestre Duia, Raúl Tollingas e Didi da Mãe Preta foram as figuras homenageadas pela organização naquela edição.
Na referida edição, estiveram presentes bandas como Jovens do Prenda, os Kiezos, Roxane Project, Banda Duia, Cana-de-Açúcar, Banda Maravilha, entre outros.