O palco do Centro de Conferências de Belas (CCB) acolhe, na próxima sexta-feira, 05, o concerto “Fest Fado no Semba”, um evento que junta no mesmo ‘púlpito’ a fadista portuguesa Ana Moura e o artista angolano Nelo de Carvalho
O concerto, cujo início está marcado para as 21 horas, combina dois estilos musicais (o semba e o fado) com diferentes ritmos e compassos, mas com raízes históricas muito ligadas. De um lado o estilo musical do colono e do outro o do colonizado. O fado é um estilo musical que desde sempre caracterizou a alta sociedade portuguesa, unindo ritmos melódicos ao som acústico, onde as vozes têm maior expressão e destaque que a melodia.
Já o semba é um estilo musical mais mexido, que nasce dos bairros e musseques de Angola, na era colonial, tido na altura como a arte que permitia aos escravos e assimilados se expressarem e, ao mesmo tempo, se comunicarem, ludibriando o entendimento do colono europeu.
Neste concerto, Ana Moura e Nelo de Carvalho não vão apenas combinar os dois estilos musicais, mas vão reforçar os laços culturais e artísticos entre dois povos, que estão interligados há centenas de anos, como avançou Paulo Fernandes, porta-voz da comissão organizadora.
“É um espectáculo que queremos juntar dois estilos musicais: o fado e o semba e duas culturas. E trazemos aqui a fadista Ana Moura, que faz um tipo de fado não tão melódico como os outros fadistas”, avançou o porta-voz.
Com a duração de duas horas, o espectáculo junta, por coincidência, dois artistas com origens geracionais enraizadas no sul de Angola. Nelo de Carvalho, embora tenha nascido em Luanda, cresceu no Namibe e foi na cidade do Tômbwa onde deu os primeiros passos na carreira musical.
Já Ana Moura é uma artista portuguesa nascida em Lisboa, mas com descendência angolana, mais precisamente da antiga cidade de Sá da Bandeira, actualmente Lubango, capital da província da Huíla, onde nasceu a sua mãe, Fernanda Moura.
Além da música, o evento vai contar com exposição gastronómica, em que estarão à disposição do público variedades da gastronomia angolana e portuguesa. O espectáculo é uma organização conjunta da Pura Vida Luanda e a Musanu Eventos.
Biografias dos artistas
Ana Cláudia Moura Pereira é uma artista de fado portuguesa nascida em Santarém, a 17 de Setembro de 1979. Considerada uma das fadistas mais destacadas e com uma carreira bem consolidada no cenário artístico português, a artista, de 46 anos de idade, já vendeu mais de um milhão de discos no mundo, sendo uma das recordistas de venda de discos em Portugal no estilo fado.
Apesar de nascer em Portugal, Ana Moura possui raízes familiares ligadas a Angola, especificamente da cidade do Lubango, província da Huíla, onde nasceu a sua mãe, Fernanda.
A sua avó materna, Guilhermina, era angolana nativa da Huíla, oriunda do grupo étnico mucubal. Quanto a Manuel Pires Pinto de Carvalho, mais conhecido por Nelo Carvalho, é um artista nascido em Luanda, a 9 de Março de 1959.
É um cantor, guitarrista e compositor que construiu a sua carreira entre Angola e Portugal, tendo participado em várias bandas, entre elas África Tentação, Raízes e Duo Ouro Negro.
Começou os primeiros passos na música aos 15 anos, nos “Mini-Jovens”, um grupo do Tômbwa, província do Namibe, no qual viveu por alguns anos antes de emigrar para Portugal, onde se profissionalizou e consolidou a sua carreira artística.









