Está patente no Memorial António Agostinho Neto a exposição inter nacional intitulada “The Mystery Man”, inaugurada no sábado, dia 27. A mostra convida os visitantes a uma jornada que combina história, ciência, arte e espiritualidade em torno de um dos maiores mistérios da humanidade: a paixão, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré, reflectida no Sudário de Turim
Chegando pela primeira vez ao continente africano, a exposição permanece rá patente por três meses, com data de abertura ao público a ser anunciada.
Com o objectivo de assinalar as comemorações do Dia Mundial do Turismo, “The Mys tery Man” conduz o visitante pelos principais momentos que marcaram a história do cristianismo — desde os primeiros passos de Jesus até seus últimos dias.
A iniciativa enquadra-se também nas celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, sen do promovida pela Xplore Angola, em parceria com a Óptima Cultura e o Ministério do Turismo.
A exposição inclui momentos emblemáticos como a Última Ceia, a traição de Judas, o julgamento perante Pi latos, a flagelação, o caminho até o Calvário e a crucificação.
Segundo Francisco Moya, CEO da Óptima Cultura, as obras são apresentadas com um nível de detalhe que alia fontes bíblicas, acha dos arqueológicos e estudos forenses.
“O cenário e a disposição das exposições visam tornar a experiência imersiva e reflexiva, permitindo ao visitante compreender não apenas o relato histórico, mas também o impacto emocional e espiritual que este episódio teve ao longo dos séculos”, destacou.
A mostra está organizada em vá rias salas temáticas, estabelecendo um diálogo entre a história documentada, a investigação científica e a tradição artística que envolve o Sudário de Turim.