Composta por 31 peças de pintura, a exposição junta obras de quatro jovens pintores talentosos, nomeadamente Yakala, Vopsi Moma, Venâncio Gonga e Morais Mungenga, que têm em comum a arte como forma de expressar seus sonhos, desejos, aspirações e manifestar suas formas de ver o mundo e as suas complexidades
A galeria Tamar Golan, na Fundação Arte e Cultura, em Luanda, acolhe hoje, a partir das 19 horas, a inauguração da exposição colectiva de pintura intitulada “Arte e Inspiração”, composta por 31 peças de diferentes artistas.
Feita à base de pintura sobre tela e técnica misturada, a amostra reflecte a trajectória desafiante dos artistas, marcadas vivências, experiências e situações que contribuíram para o crescimento pessoal e profissional dos mesmos.
Com suas criações ilustrativas abstratas, mas que transmitem aspectos concretos da vida real, as obras são um testemunho da força expressiva de artistas que, muitas das vezes, enfrentam barreiras e vários desafios ao longo de suas jornadas artísticas, mas que se mantêm firmes nos seus propósitos, como descreve a nota colectiva dos artistas.
Na nota, os artistas avançam que as suas criações não são apenas esteticamente ricas, mas também carregam narrativas de superação, empoderamento e resistência que os caracteriza como artistas e como pessoas.
“Os artistas convidam-nos a mergulhar em um universo de vozes e perspectivas que desafiam a exclusão e celebram a resiliência”, refere o comunicado colectivo dos autores da exposição.
Durante a sessão de inauguração, os artistas vão partilhar com o público suas aspirações e motivações que os levaram a compilar suas artes numa única exposição, assim como o significado profundo que cada peça apresenta por trás do lado estético.
O acto de inauguração vai ser acompanhado de momento musical e de spoken word a ser protagonizado por Walietcha Neto e Isis Hembe, no Wyza Anfiteatro. A exposição ficará patente na galeria até ao dia 03 de Setembro próximo, aberta ao público para visitas nos horários definidos pela direcção da Galeria Tamar Golan.