Para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado a 5 de Maio, o Camões – Centro Cultural Português (CCCP), em Luanda, apresenta nesta quinta-feira, 8, pelas 18h00, o espectáculo “Sinédoque”, uma criação artística que une música e poesia portuguesa contemporânea
O concerto, com obras inéditas para piano e voz recitada, será interpretado pelo actor Ivo Canelas e pelo pianista João Vasco.
A performance já percorreu várias cidades como Tunes, Mindelo, Praia, Paris, Elvas, Brasília, São Paulo e Foz do Iguaçu, e chega agora a Luanda como parte da programação oficial das celebrações da língua portuguesa.
Inspirado na figura de estilo “Sinédoque”, que representa o todo por uma parte ou vice-versa, o espectáculo revisita e reinventa poemas de autores portugueses dos séculos XX e XXI, como Alexandre O’Neill, Ruy Belo e Margarida Vale de Gato.
O pianista João Vasco compôs peças originais que traduzem musicalmente a essência de cada obra literária, enquanto o consagrado actor Ivo Canelas dá voz aos textos, num trabalho que também assume direcção artística partilhada entre os dois criadores.
Ao falar da efeméride, a responsável do CCCP, Ana e Brito Maneira, considerou o Dia Mundial da Língua Portuguesa uma oportunidade para reflectir sobre o papel unificador e estratégico do idioma, falado por mais de 260 milhões de pessoas em nove países da CPLP e por milhões nas diásporas.
“A língua portuguesa é um património comum vivo, um activo estratégico, político, económico e cultural. Num tempo de desafios profundos, ela se revela como uma língua de valores, de inclusão e de entendimento, aproximando culturas sem apagar as identidades próprias de cada país”, destacou a responsável do Camões”, sublinhou.
Entre os principais desafios, aponta, está a expansão do uso do português em áreas como cultura, ciência, diplomacia e negócios, além da busca pelo reconhecimento da língua como oficial e de trabalho na ONU.
Outras actividades
Além do espectáculo “Sinédoque”, as celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa em Luanda incluem a visita do escritor português Afonso Reis Cabral, que participará de actividades culturais entre os dias 13 e 15.
Passará pela Escola Portuguesa de Luanda, Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto e pelo Auditório Pepetela, onde terá encontros com escritores angolanos.
Durante o mesmo período, o Camões organizará também uma feira do livro, promovendo o acesso à literatura lusófona.
Os artistas
Ivo Canelas é um dos actores mais proeminentes no cinema e teatro português. Licenciado em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Teatro e Cinema, estudou no Lee Strasberg Theatre Institute, em Nova Iorque, como bolseiro da Calouste Gulbenkian.
João Vasco é professor de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional, divide-se entre os palcos, a composição, o ensino, a fotografia e o vídeo.
É diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa, licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa e mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.