As candidaturas para a 18ª edição do Prémio ENSAArte, referente ao ano de 2026, foram abertas na semana passada e vai decorrer até 12 de Janeiro de 2026 e serão avaliadas por um júri especializado.
Para esta edição, deste que é um dos principais concursos de artes plásticas do país, de âmbito nacional e periodicidade bienal, segundo a seguradora, é introduzido a categoria de “Performance Artística”, que se junta às modalidades de Pintura e Escultura.
Em comunicado, a seguradora sustenta que a nova categoria Performance Artística é uma forma contemporânea de expressão que combina elementos de teatro, dança, música e artes visuais, sendo apresentada ao vivo perante o público. A ENSA refere que a inclusão desta modalidade procura promover a diversidade nas artes e incentivar a inovação criativa entre os artistas angolanos.
A empresa informou ainda que as candidaturas decorrem O regulamento encontra-se disponível nas plataformas digitais oficiais do prémio. Os vencedores em cada categoria receberão seis milhões de kwanzas, enquanto os segundos classificados terão direito a três milhões de kwanzas e a uma viagem de intercâmbio artístico-cultural em França.
A cerimónia de apresentação do Prémio ENSA-ARTE 2026 teve lugar no auditório da sede da ENSA, em Luanda, e contou com a presença do ministro da Cultura, Filipe Zau, da embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, do presidente da Comissão Executiva da ENSA, Mário Mota Lemos, e de outros membros do corpo executivo da seguradora









