A dança de salão angolana, conhecida como Massemba ou Rebita, será hoje, 29, a principal atracção cultural do Dia de Angola na Expo Osaka-Kansai 2025, no Japão, exibida pelo grupo Novatos da Ilha
Nesta data, as celebrações oficiais decorrem no National Day Hall, o espaço central da Expo dedicado aos Dias Nacionais dos países participantes. O grupo Novatos da Ilha, com mais de 60 anos de história e reconhecido como guardião do estilo que surgiu no século XIX, destaca-se pela singularidade dos trajes dos bailarinos – homens de fato, enquanto as mulheres de bessangana (vestes tradicionais).
Além da Rebita, a organização vai apresentar o Carnaval de Angola, uma manifestação cultural que tem despertado o interesse de visitantes de diversas nacionalidades, que demonstram vontade de participar e testemunhar o entrudo.
Ao falar da rebita, a comissáriageral de Angola na Expo, Albina Assis, disse que esta dança é uma das expressões culturais mais emblemáticas do país e mantém viva a rica herança cultural angolana.
Quanto a exposição do Carnaval nesta que é considerada na maior feira mundial, Albina Assis frisou que vai agregar valor ao pavilhão angolano, mostrando as alegorias e trajes típicos que transformam a festividade numa experiência única.
Outras performances
A programação do Dia de Angola inclui também performances dos artistas Daniel Nascimento, Sandra Cordeiro, Banda Choro do Semba e Banda Luwawa e o Ballet Tradicional Kudissanga.
A comissária-geral enfatizou que as actividades culturais são essenciais para atrair mais visitantes aos pavilhões e augura uma casa cheia. Albina Assis esclareceu que a celebração do Dia Nacional na Expo é considerada um dos momentos mais significativos do evento, com discursos programados tanto do representante do país anfitrião, quanto do país participante.
A cerimónia do Dia de Angola na Expo Osaka-Kansai 2025 será orientada pela ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, em representação do Presidente da República, João Lourenço.
Expo 2025 Osaka, Japão
Angola é um dos 160 países a participar na exposição mundial Expo 2025, que decorre de 13 de Abril e 13 de Outubro do corrente ano, na ilha Yumeshima, uma ilha artificial na baía de Osaka, no Japão, sob o tema “Desenhar as sociedades do futuro para as nossas vidas”. A exposição permanente do Pavilhão angolano cinge-se sob o subtema “Salvar Vidas” e o slogan “Educar para a Saúde”.
O país participou pela primeira vez na Exposição Mundial de Sevilha em 1992. Desde então, tem participado regularmente em exposições mundiais e especializadas. Em 2011, aderiu ao Bureau Internacional de Exposições (BIE).
A sua participação na Exposição Mundial de Milão em 2015 foi recompensada com um prémio de prata na categoria de desenvolvimento do tema.