Quase dois meses após o seu lançamento, a organização do concurso de cinema documental “Ponte Amarela” seleccionou os filmes “Ponte Amarela”, de Simão Costa, “Amarelinha”, de Adilson Famoroso Júnior, “Coração de Viana”, de Séfora Luvambo e “Histórias Amarelas”, de Even de Fátima como os vencedores.
Os autores das curta-metragens (ainda amadoras) seleccionados, jovens talentosos de Luanda, vão beneficiar de uma formação de capacitação em matéria de produção de cinema e televisão.
De acordo com uma nota da organização, após um processo rigoroso de avaliação das mais de cinquenta propostas recebidas na presente edição, foram selecionados quatro curta-metragens que consideraram corresponder às exigências e aos critérios exigidos pelo concurso.
Os filmes selecionados, segundo a organização, serão re-filmados e produzidos de forma profissional a partir do dia 15 do corrente mês. “As filmagens começam no dia 15 de Agosto e terminam no dia 20 do mesmo mês.
Todos os filmes poderão ser filmados no mesmo dia, desde que se coordene com a equipa de suporte cedida pela SedFilmes”, refere a nota. O comunicado informa ainda que os filmes selecionados serão exibidos durante o Festival de Cinema ao Ar Livre “Cine-Fest”, a decorrer de 03 a 07 de Setembro próximo, no Jardim Municipal de Viana, onde serão avaliados por um júri especializado.
Sobre o concurso O Concurso Ponte Amarela é parte integrante do Viana Cinefest, um projecto realizado pela Administração Municipal de Viana e produzido pela SedFilmes com o objectivo de promover o cinema nacional, dando especialmente espaço e oportunidades a jovens produtores talentosos e promissores.
O nome “Ponte Amarela” é uma homenagem feita a uma pedonal popular situada na Vila de Viana, que já se tornou uma referência histórico-cultural daquele município satélite da capital do país.
O mesmo foi destinado a todos os criadores de conteúdos audiovisuais e visou dar oportunidade a novos fazedores e criadores de produtos de cinema que anseiam por oportunidade, com foco na promoção de seus trabalhos e na capacitação profissional dos mesmos.