Após a exibição da peça teatral “O Último Angolano à Prova de Balas”, no auditório da Fundação Arte e Cultura, o colectivo ‘‘Prazer Acima de Tudo’’ regressa em Outubro ao palco do Goz’Aqui, ex-Casa Desportista, Ilha de Luanda, com três sessões da nova peça teatral com o título “Prisioneiro no seu próprio país’’. A peça expõe contradições, desigualdades e tensões sociais que transformam o cidadão comum em um verdadeiro prisioneiro dentro do seu próprio país
Aprimeira sessão desta obra será realizada no dia 10 de Outubro, às 19h30, podendo os ingressos serem adquiridos no referido espaço. Já a segunda e a terceira sessão ocorrerão dias seguidos, no mesmo local e horário.
A peça de que são protagonistas, Belmira Baltazar, Luz Feliz, José Gabriel, Luís Fernandes, Fernando Rodrigues e Agú Água, foi adaptada da obra “A Grande Questão” e tem a duração de 1 hora, garantindo algumas surpresas, segundo a agenda.
A directora artística do colectivo, Belmira Baltazar, afimou que a peça tem a incidência num tribunal simbólico, onde o destino de uma Nação é colocado em julgamento. De um lado, o Ti Povo, cansado de ser explorado, humilhado e calado.
Do outro, erguem-se a Capital, a Empresária, o Estrangeiro e o próprio Estado, que, em vez de proteger o cidadão, é acusado de conivência com as injustiças. Entre eles, a imparcialidade de Dona Justiça é posta à prova, enquanto o Senhor Advogado e a Procuradora travam um duelo jurídico aceso sobre direitos, deveres e dignidade.
As desigualdades e tensões sociais que transformam o cidadão comum em um verdadeiro prisioneiro dentro do seu próprio país, disse, são realçadas com inteligência, humor e crítica social.
No fim, fica a grande questão: quem realmente é livre numa sociedade marcada pela corrupção, pelo poder económico, pela indiferença… e pela omissão do Estado?, questiona a peça.
“Cada aplauso e cada sorriso dão força a uma excelente equipa que vem retratando com clareza aspectos do nosso quotidiano e assim, vai-se fazendo história, ganhando vida”, disse a responsável.
O colectivo
Prazer Acima de Tudo é uma produtora de peças teatrais independente que trabalha com dramaturgia própria e foco em temáticas sociais, especialmente em questões de género, relações humanas e identidade cultural.
O colectivo tem no seu repertório peças como “O Divórcio”, “Dama da Noite Rainha de Copas” e “Teu Prazer, Minha Dor”, sempre apostando na mistura de comédia e crítica.