Vários clássicos da música angolana, que impulsionaram a luta pela independência nacional, foram interpretados este domingo, em Luanda, por crianças e adolescentes, durante o espectáculo músico-cultural, denominado “O Içar da Bandeira
No arranque do espectáculo, os petizes interpretaram temas de Artur Nunes, Zé Viola, David Zé, Teta Lando, Toy Salgueiro, Buarque, Belita Palma, Carlos Lamartine e Rui Mingas, com o suporte da Banda Movimento.
O segundo momento esteve reservado à peça teatral “Independência”, interpretada em formato jogral pela Companhia Artes Sol. De seguida, as “pequenas estrelas” tomaram novamente de assalto o palco, imitando canções de Santocas, Elias Dya Kimuezo, Joy Artur, Prado Paim, Cardoso Soares, José Agostinho, Rui Minhas, Mirol, Fató, Cardoso Soares e Conjunto Nzaji.
Na abertura do evento, que contou com uma audiência de pessoas de várias idades, o vice-governador de Luanda para o sector político e social, Manuel Gonçalves, realçou a necessidade de as famílias incutirem nos menores o espírito patriótico, promovendo no seio destes o respeito pela identidade, cultura e história nacional.
Numa altura em que o país se prepara para celebrar os 50 anos de independência, o responsável reforçou o apelo à unidade entre os angolanos, rumo à construção de um país cada vez melhor.
Por sua vez, a administradora da Ingombota, Milca Caquesse, fez saber que o “Içar da Bandeira”, que vai na sua segunda edição, visa, essencialmente, estimular as crianças a preservarem o legado histórico e cultural do país.
Aproveitou a ocasião para exortar o envolvimento dos cidadãos na contínua construção de uma Angola mais próspera, inclusiva e desenvolvida. Promovida pela Administração Municipal da Ingombota, a iniciativa enquadrou-se nas celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, a assinalarse a 11 de Novembro.









