OPaís
Sex, 16 Mai 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Classe teatral analisa o desenvolvimento artístico em Angola

A 3.ª edição do projecto Nação Teatro, que vai levar ao debate o tema “A crítica como elemento essencial para o desenvolvimento artístico”, é realizada hoje no auditório Nzinga Mbande, em Luanda, a partir das 18h00, onde se espera a participação da classe para o devido contributo

Antonia Goncalo por Antonia Goncalo
1 de Outubro, 2024
Em Cultura, Em Cartaz
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
0
Classe teatral analisa  o desenvolvimento  artístico em Angola

O encontro realizado na primeira semana de cada mês pela Associação Angolana de Teatro (AAT) vai ter como prelectores o docente da Faculdade de Artes, director e encenador Pinto Nsimba, o historiador Jósias Satumbo e o escritor e jurista Mabanza Kambaca.

Tony Frampénio, presidente da AAT, disse que ao levar este tema para análise almeja-se passar uma mensagem de valorização da actividade artística, para que cumpra com o seu papel social, contribuindo no resgate das virtudes e da cidadania.

O também encenador e escritor observa que um dos motivos que incita à pouca audiência nos eventos teatrais ser o não cumprimento dos pressupostos artísticos, que é o papel social da arte, propriamente a educação e o lazer.

No caso específico da crítica teatral, disse, precisa-se criar um discurso valorativo, de modo a permitir que as pessoas possam consumir as várias produções e perceber a real intenção daquilo que se pretende transmitir através das peças teatrais.

Deste modo, acha prudente a reflexão em torno do tema, para alertar, primeiro, os fazedores do teatro, sobre o papel social da arte, depois, o público, sobre a importância das artes.

“E se não haver crítica, muitas vezes a arte, ao invés de cumprir com o papel social, valorativo, de virtudes, de resgate, de cidadania, estará muitas vezes sem a crítica, a desvirtuar a sociedade com temas não abonatórios, com encenações, com performances em cena, que muitas vezes até fere a sensibilidade do público”, sublinhou.

O projecto realizado no âmbito dos três principais eixos da AAT, que norteiam o plano de acção, que é a institucionalização e a formação dos artistas de teatro, bem como a massificação da actividade teatral, é realizado nas várias províncias do país, pelos núcleos organizados, em diferentes datas.

Frampénio referiu que, na 1ª edição dissertam sobre a Produção Teatral, enquanto na 2ª a Escrita para Teatro e a Relação do Teatro com a Literatura. Agora com a presente abordagem, considera, de igual modo, essencial para o desenvolvimento artístico ao nível da classe.

Participantes nos encontros

Tony Frampénio avançou que o projecto tem sido muito bem recebido, com a participação de várias entidades governamentais e outras ligadas ao teatro, à cultural, de modo geral, que deram/dão o seu contributo nestes encontros.

Os encontros, disse, têm permitido o diálogo no seio da classe artística, um espaço de consulta, muitas vezes de sinergia, onde encontram metodologias de desenvolvimento da actividade teatral.

“Então, digamos que o projecto tem sido muito bem recebido, o impacto é positivo. Temos estado a ver, já agora, na 3ª edição, com uma grande mudança de postura dos associados e da classe do teatro.

As abordagens são diferenciadas, pelo menos para aqueles que participam no encontro”, descreveu. Para a avaliação dos resultados, que poderá ser feita depois de um ano de realizações, disse que vai cingir-se na elaboração de um documento que vai resultar da auscultação dos participantes nas várias edições, para assim constatar os passos necessários para melhor direccionar o projecto.

“Vamos procurar saber que fomos assertivos, onde é que as pessoas acham que devemos melhorar ou não, se está tudo muito certo, se as pessoas têm estado a receber, a compreender a dinâmica do projecto ou não. Lembrar que o projecto é de âmbito nacional, não acontece apenas em Luanda, é de forma simultânea em todo o país”, explicou.

 

Antonia Goncalo

Antonia Goncalo

Relacionados - Publicações

Há 44 anos morria Bob Marley, ícone do reggae
Em Cartaz

Há 44 anos morria Bob Marley, ícone do reggae

11 de Maio, 2025
Lopito Feijó vence eleicções na União dos Escritores Angolanos
Sem Categoria

Lopito Feijó vence eleicções na União dos Escritores Angolanos

10 de Maio, 2025
Ariclenes de Matos apresenta projecto filantrópico para gerar 2 mil empregos
Destaque

Ariclenes de Matos apresenta projecto filantrópico para gerar 2 mil empregos

4 de Abril, 2025
Manifestações culturais angolanas abrilhantam palco do Salão Mundial do Turismo
Cultura

Manifestações culturais angolanas abrilhantam palco do Salão Mundial do Turismo

16 de Março, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.