O Circuito Internacional de Teatro (CIT), em parceria com o Colectivo de Artes “Vozes D’África”, pretende realizar uma edição especial das celebrações do seu 10.º aniversário, na província do Huambo, a decorrer de 16 a 20 de Setembro próximo, a partir das 18 horas, no Centro Cultural Manuel Rui. A edição tenciona homenagear 50 personalidades das mais variadas áreas, que muito contribuíram para o crescimento das artes cénicas a nível local, e em geral a nível do país
O evento assinala-se como uma extensão da 10.ª edição do CIT-Luanda, que está a decorrer, de 06 de Junho a 20 de Setembro, na cidade capital, com os espectáculos a acontecerem no Elinga Teatro, a partir das 19h00, de quinta-feira a sábado, trazendo ao público uma programação diversificada e enriquecedora.
Enquadrado igualmente nas celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, a presente edição do CIT-Luanda quer destacar distintas personalidades do teatro que marcaram os vários percursos e etapas do desenvolvimento das artes cénicas em todo o território nacional.
Segundo o coordenador do CITLuanda, Adérito Rodrigues, o objectivo das homenagens é reconhecer os contributos destas 50 figuras do teatro e ao mesmo tempo partilhar com os novos actores do universo teatral o legado e trajectórias dos referidos homenageados que poderá servir de incentivo e inspiração para muitos jovens.
Por conta da celebração do 50.º aniversário da Dipanda, o festival vai apresentar 50 espectáculos e homenagear igual número de figuras, desde escritores, políticos, sociólogos, professores entre outras personalidades.
O homenageado principal da edição será o nacionalista, político e escritor Roberto de Almeida, reconhecido pela contribuição à lite ratura e à cultura nacional. No campo artístico, serão homenageados, de acordo com o responsável, actores e actrizes individuais, grupos ou colectivos de arte, agentes promotores, organizadores de eventos teatrais, dramaturgos, encenadores, entre outros.
Quanto às performances teatrais na cidade do Huambo, fez saber que a partir do dia 16 do corrente mês, vão desfilar no Centro Cultural Manuel Rui, os grupos Vozes de África, Chissola Teatro, Colectivo Efetekilo, SOS Teatro, todos da província do Huambo.