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Celebração dos 50 anos de Independência: Música e logomarca vão custar 55 milhões de kwanzas

O valor definido pelo Executivo para os prémios dos concursos públicos da criação da canção e da logomarca de celebração dos 50 anos de Independência Nacional, a ser assinalado a 11 de Novembro do próximo ano, é de 55 milhões de kwanzas

Bernardo Pires por Bernardo Pires
22 de Abril, 2024
Em Cultura, Destaque, Em Cartaz
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
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A secretária de Estado para a Administração do Território, Teresa Quivienguele, avançou em conferência de imprensa, na passada sexta-feira, 19, em Luanda, que, do valor global, 30 milhões de kwanzas é o prémio para o concurso da canção, ao passo que para a logomarca o valor reservado para o prémio é de 25 milhões de kwanzas.

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Na qualidade de coordenadora da equipa técnica da Comissão Interministerial para a organização das acções comemorativas, Teresa Quivienguele fez saber que os candidatos, de ambos concursos, têm até o dia 30 do corrente mês para remeter os seus trabalhos ao Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado (MAT) de forma presencial e/ou via electrónica, através de um endereço disponível no site do referido órgão ministerial.

Quanto aos requisitos para os dois concursos, a responsável adiantou que, para a logomarca, a proposta deve incluir o número 50, na criação, realçar as cores da bandeira nacional, podendo também destacar alguns elementos semióticos que espelham as riquezas naturais e paisagísticas que o país oferece, assim como os seus recursos florestais e da diversidade da fauna. “Para a logomarca, o foco são as cores da nossa bandeira nacional, no entanto, podemos também usar elementos semióticos da fauna e da flora nacional.

Ela deve representar as conquistar alcançadas ao longo dos 50 anos de independência”, frisou. Já no caso da música, a exigência é semelhante, devendo a canção, segundo a responsável, destacar a história do povo angolano, suas lutas e conquistas, o aspecto intergeracional, bem como a equidade do género e o respeito pelas diferenças.

Frisou ainda que os elementos de soberania nacional devem estar reflectidas tanto na canção quanto na logomarca, como aspectos indispensáveis na identificação de Angola como um povo livre e soberano, sem esquecer as questões culturais e de respeito às liberdades consagradas por lei.

Prazo de entrega pode ser prorrogado

Atendendo à preocupação dos potenciais candidatos, em relação ao prazo de entrega dos trabalhos que consideram muito curto, Teresa Quivienguele não descartou a possibilidade de o mesmo ser prorrogado, entretanto, apelou aos interessados a não se acomodarem e começarem já a trabalhar de forma árdua, uma vez que a alteração do prazo é, até ao momento, apenas uma probabilidade.

Recordou que o concurso de criação da logomarca está aberto desde o dia 29 de Março do corrente ano, sendo que da criação da canção foi aberto no dia 03 do mês em curso, adiantando que o MAT já começou a receber algumas propostas de ambos concursos.

Corpo de jurado experiente e qualificado

No campo musical, para a avaliação dos trabalhos destacam-se nomes como Euclides da Lomba, Filipe Mukenga, Dodó Miranda, Rosa Roque, Artur Neves, entre outros. Já para o concurso da logomarca, o júri é composto por especialistas na matéria e chefes de gabinetes de especialidade dos vários departamentos ministeriais que compõem a Comissão Interministerial encarregue pela organização da festividade.

O presidente do júri da canção, Euclides da Lomba, assegurou que o jurado está ciente de suas responsabilidades e está preparado para encarar os desafios da avaliação das propostas, admitindo que não será uma tarefa fácil, mas que o colectivo tudo fará para distinguir aquela que melhor reunir os requisitos exigidos pelos termos do concurso.

Por sua vez, Pedro Chissanga, presidente do júri da logomarca afirmou que a equipa está preparada para fazer o seu trabalho e garantir que seja seleccionada uma obra que corresponda às exigências do evento.

Bernardo Pires

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