O Centro de Ciência de Luanda (CCL) e o Goe the-institut Angola uniram forças para promo ver a 16.ª edição do programa “estórias no im bondeiro”, marcada para o próximo sábado, 27, às 18 horas, com três sessões especiais dedica das à literatura infantil e à tradição oral angola na, com destaque para as obras do projecto “His tórias Kambutas”
O primeiro encontro terá como obra cen tral o livro “Kam buta Grande”, da autora Cynthia Pe rez, com ilustrações de Danuta Wojciechowska, design de Ma nuela Lima e edição de Michael Kegler.
A programação conta ainda com a participação especial de Samuel Curti, percussionista e bailarino com mais de 30 anos de carreira, que promete envol ver o público com ritmos ins pirados no imaginário cultu ral angolano. Director do grupo Biemba Juvenil, Curti traz à ce na uma fusão entre música e ex pressão corporal.
Como é habitual, os contos se rão entremeados por provérbios em diversas Línguas Nacionais, reforçando a riqueza e diversidade da cultura oral angolana.
As sessões encerram às 19 horas com uma apresentação de vide omapping, condicionada às con dições meteorológicas. Realizado no último sábado de cada mês, o “Estórias no Imbon deiro” tem lugar nas instalações do CCL, na Marginal de Luanda, e visa promover o diálogo inter geracional através da narração de contos, provérbios e outras formas da sabedoria popular.
A edição de Setembro marca o início de uma série que irá con jugar contos do projecto “Histó rias Kambutas”, desenvolvido pelo Goethe-Institut em parce ria com o colectivo Pés Descal ços, com histórias da tradição oral angolana seleccionadas pe lo CCL.
Cada sessão apresenta rá uma narrativa kambuta em articulação temática com con tos tradicionais como “A Onça e a Raposa”, “O Galo e o Raposo”, “A Mãe e o Filho”, “A Pasta” e “A Mulher e o Leão”.
De participação livre, o “Es tórias no Imbondeiro” é uma iniciativa que tem como mis são despertar o interesse, espe cialmente entre os jovens, pelo património cultural angolano, promovendo o contacto direto com histórias, valores e expres sões que atravessam gerações.