Instituições ligadas à carteira profissional dos artistas convidam os profissionais a trabalhar em conjunto para alcançar os objectivos preconizados, ser mais actuantes e disciplinados na sensibilização dos artistas
O convite lançado recentemente, em uma reunião realizada em Luanda, contou com a presença de Directores do Ministério da Cultura, membros da Comissão da Carteira Profissional do Artista, o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) e Directores Municipais da Cultura de Luanda.
A reunião serviu para traçar estratégias conjuntas para resolver várias situações que acontecem com a classe artística. Na ocasião, o presidente da Comissão da Carteira Profissional do Artista, Maneco Vieira Dias, destacou a importância dos artistas serem possuidores de uma carteira que diga respeito a um determinado organismo, com estatutos reconhecidos.
Maneco Vieira Dias referiu que a carteira profissional vale em Angola e no estrangeiro, ou seja, em qualquer parte do mundo, o que constitui uma mais-valia para todos os que a ela aderem.
Observou ainda a falta de rigor por parte dos artistas na apresentação da carteira profissional e no cumprimento das suas obrigações quando negoceiam os contratos.
A Carteira Profissional de Artista é um documento essencial que reconhece e valoriza o trabalho dos artistas em nosso país. Ela garante direitos e benefícios que são fundamentais para a prática artística, como acesso a eventos, editais, e oportunidades de trabalho.
Constituída em 17 de Dezembro de 2021, data da publicação em Diário da República, a comissão é formada por 23 membros de todas as associações artísticas, sendo Manuel Pedro Vieira Dias Tomás, presidente, e Manuel Fernando, secretário executivo. Os demais pertencem a Comissão de Ética e Disciplina, além dos vogais.
As primeiras carteiras profissionais foram entregues em Agosto de 2022, a 20 artistas, incluindo o actual Ministro da Cultura, Filipe Zau. Os requisitos para a solicitação da carteira, junto da comissão, é a apresentação de uma declaração que justifique o exercício da actividade artística, emitida pela associação a que o seu trabalho se incorpora, entre as quais UEA (escritores), UNAC (músicos), UNAP (artistas plásticos), APROCIMA (cinema e audiovisual) e AAT (teatro).