Angola é um dos 160 países a participar na exposição mundial Expo 2025, que decorre de 13 de Abril e 13 de Outubro do corrente ano, na ilha Yumeshima, uma ilha artificial na baía de Osaka, no Japão, sob o tema “Desenhar as sociedades do futuro para as nossas vidas”.
A exposição permanente do Pavilhão angolano cinge-se sob o subtema “Salvar Vidas” e o slogan “Educar para a Saúde”.
No dia 29 de Julho, celebrou-se o dia nacional de Angola, na Expo 2025 Osaka, com uma programação em que a música, a arte e a dança contemporânea e tradicional estiveram em destaque.
Nesta data, as celebrações oficiais decorreram no National Day Hall, o espaço central da Expo dedicado aos Dias Nacionais dos países participantes.
O dia de Angola na Expo, segundo a Comissária-Geral de Angola para Expo 2025 Osaka, Albina Assis, ficou marcado com espetáculos musicais de Sandra Cordeiro, Daniel Nascimento, Banda Choro do Semba e Banda Luwawa; e, apresentações de dança, a enunciar: Rebita da Ilha e Ballet Tradicional Kudissanga.
Em alusão a data e a representar o Governo angolano, o discurso do membro do Governo de Angola será proferido pela ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança.
De recordar que em 2021, o Presidente da República, João Lourenço, participou do dia nacional de Angola Expo 2020 Dubai e afirmou que estar naquele espaço, “em que convergem culturas, conhecimentos, experiências e o saber dos diferentes povos do nosso planeta, a fim de celebrarmos o dia nacional de Angola na Expo Dubai 2020, e testemunhar, em representação de todos os angolanos, a capacidade empreendedora que nos é característica, posta em evidência com particular criatividade no nosso pavilhão”.
As declarações do Chefe de Estado salientavam a patente das instalações e a determinação em mostrar ao mundo que o povo angolano está talhado para vencer, superar obstáculos e caminhar em frente, destacando a relevância da data.
Além das representações institucionais angolanas, o evento contará com a presença de várias personalidades japonesas.
Angola participou pela primeira vez na Exposição Mundial de Sevilha em 1992. Desde então, tem participado regularmente em exposições mundiais e especializadas. Em 2011, aderiu ao Bureau Internacional de Exposições (BIE). A sua participação na Exposição Mundial de Milão em 2015 foi recompensada com um prémio de prata na categoria de desenvolvimento do tema.