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ALDEIA NZAMBI: O legado das artesãs que atravessa gerações na produção de panelas de barro no Uíge

Maria Custodia por Maria Custodia
19 de Dezembro, 2025
Em Cultura, Em Cartaz

Na aldeia Nzambi, no município do Uíge, a tradição da olaria tem passado de geração em geração, preservada pelas mestres artesãs, pelas mulheres intermédias e pelas mais jovens que se iniciam na arte. Cabaças, moringues e panelas de barro compõem o conjunto de peças produzidas com técnicas ancestrais, mantidas vivas pela comunidade

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Há quase um ano, a aldeia ganhou novo impulso com a chegada do projecto “Mãos, Identidade e Património”, da Fundação BAI, uma iniciativa que, ao reconhecer que a comunidade trabalhava de forma artesanal e com reduzida rentabilidade, instalou um centro de formação com professores qualificados. O espaço passou a acolher mulheres, jovens, crianças e homens interessados em aprimorar os seus conhecimentos e valorizar o seu trabalho.

A anciã e mestra da olaria, Maria Manuel, de 60 anos, conta que aprendeu a arte ainda criança, com a avó já falecida. Desde então, dedica-se a transmitir o legado às filhas, netas, sobrinhas e a qualquer pessoa da comunidade que manifeste interesse.

Apesar da experiência acumulada, Maria continua a frequentar as aulas do projecto. “Antigamente fazíamos mais actividades do campo e da caça. A produção de olaria era pouca e o dinheiro servia apenas para ajudar na cozinha. Hoje aprendemos outras formas de fortalecer o produto e melhorar a qualidade.

O preço também mudou”, afirmou, sorridente. A artesã explica que o barro é recolhido junto aos rios e misturado com a argila peneirada e molhada. Depois de modelado sobre a mesa, o material segue para o forno, onde ganha forma definitiva.

Rendimento que transforma vidas

A melhoria das técnicas trouxe impacto directo na vida das famílias, segundo explica a jovem Francisca Miguel, que o trabalho é organizado em grupo e que, durante participações em feiras, os rendimentos são distribuídos conforme as vendas de cada membro.

O grupo reúne mais de 90 mulheres, além de alguns homens e crianças. “Agora já penso em voltar a estudar. Com as vendas conseguimos economizar dinheiro, comprar medicamentos, roupas e calçados. A nossa realidade mudou muito. Estamos felizes com o projecto”, declarou.

A adolescente Joaquina Jorge também participa das actividades. Frequenta primeiro a escola e, depois, as aulas de olaria. “Gosto de ver o desenvolvimento da aldeia. Aconselho as meninas da minha idade a aprenderem esta profissão que as nossas mães e tias têm mantido com tanta responsabilidade.”

Preservar o património e fortalecer a economia Para a presidente da Fundação BAI, Inacilina de Carvalho, o projecto “Mãos, Identidade e Património” é uma forma de proteger e valorizar conhecimentos essenciais à identidade cultural angolana.

Segundo a responsável, técnicas como as da olaria, cestaria e joalheria representam a riqueza da herança do país e contribuem para o desenvolvimento económico, ao gerar oportunidades de emprego e empreendedorismo, especialmente para as mulheres, valorizando talentos e saberes endógenos.

Inacilina acrescenta que, ao promover e preservar estas práticas, fortalece-se não apenas o património cultural, mas também um segmento capaz de impulsionar o turismo e dinamizar a economia da cultura.

Maria Custodia

Maria Custodia

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