A 21.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Cartoon será realizada de 8 a 14 de Agosto próximo, no Instituto Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, e contará com a participação de cinco artistas angolanos, um da República Democrática do Congo e um de Portugal
Entre os convidados internacionais estão o artista português Osvaldo Medina e o congolês Jeremie Nsing, além dos angolanos Pedro NC, Nelo Tumbula e outros nomes de destaque no cenário nacional.
O evento, com a duração de sete dias, vai brindar o público com exposição de banda desenhada e cartoon, concursos, workshop, mesa redonda, onde os especialistas na matéria vão abordar sobre temas ligados à área, bem como a história da banda desenhada, isso desde a sua criação até aos dias actuais.
Os desafios desta arte, assim como as vitórias, retrocessos, o contexto nacional e global, serão tidos em conta neste evento que combina imagens e texto para contar uma história, através de uma sequência de quadros que narram uma narrativa, podendo incluir diálogos, legendas e onomatopeias.
Depois da abertura do festival, isso, no sábado, 9, a partir das 12 horas, no Estúdio Olindomar, haverá a apresentação do português Osvaldo Medina, com animação à banda desenhada, seguindo-se no dia seguinte, Jeremie Nsing, com o tema “A banda desenhada na República Democrática do Congo”.
Outras actividades como a exibição dos documentários Henrique Abranches, “Um traço angolano – Goethe-Institut” e o outro intitulado Odisseia, de Nelson Paim, assim como debate em torno do tema “Mercado nacional de banda desenhada e animação” e mesa redonda com a apresentação do artista Nelo Tumbula, sob o tema “A importância do storyboard na banda desenhada, motion design e animação”, vão estar em destaque nesta edição.
Segundo Neliane Lino, membro da organização, o festival terá exposições no Instituto Camões e, no domingo, na Rede 24. Entre os convidados internacionais estão o artista português Osvaldo Medina e o congolês Jeremie Nsing, além dos angolanos Pedro NC, Nelo Tumbula e outros nomes de destaque no cenário nacional.
Também será prestada uma homenagem a figuras que marcaram a história da banda desenhada em Angola, como o pioneiro José Elísio. A organização destaca que o principal objectivo do evento é divulgar a arte da banda desenhada produzida no país, promovendo a cultura por meio do Cartoon e da ilustração. Há ainda planos de expandir o festival para outras províncias nas próximas edições.