O Governo da Província do Bié assinalou, neste Domingo, 28 de Junho, o 32.º aniversário dos Mártires da Resistência da Guerra do Cuito, data evocada como símbolo de coragem, resistência e patriotismo do povo angolano, em particular dos habitantes da província do Bié.
Numa mensagem divulgada pelo Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial, o 28 de Junho é recordado como uma data “eternizada pelo sangue derramado por homens e mulheres” que enfrentaram as adversidades da guerra em defesa da pátria, da identidade nacional e dos ideais de paz e liberdade.
Segundo a nota, os Mártires da Resistência da Guerra do Cuito representam um legado de heroísmo que continua a inspirar as gerações actuais e futuras, destacando o compromisso daqueles combatentes com a defesa da pátria e a preservação da soberania nacional.
O Governo Provincial presta homenagem a todos os que perderam a vida em defesa do povo bieno, considerando que os desafios superados e as conquistas alcançadas foram possíveis graças ao sacrifício daqueles que colocaram o interesse colectivo acima das suas próprias vidas.
Na mensagem, o Executivo provincial defende que o 28 de Junho continue a servir de referência para o fortalecimento dos valores da unidade nacional, da reconciliação, da paz e do desenvolvimento, honrando a memória dos heróis que marcaram a história do Cuito e de Angola.








