Pouco mais de quatro milhões e 500 mil cidadãos em Angola, maiores de 15 anos de idade, ainda não sabem ler nem escrever, com maior incidência à franja feminina.
Os dados foram revelados pelo director Nacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Evaristo Pedro, quando falava durante o Seminário de Revitalização da Brigada de Alfabetização da OMA “Deolinda Rodrigues”, decorrido no município da Nharêa, província do Bié.
Não obstante os dados avançados, o director da EJA afirmou que a luta pela erradicação do analfabetismo vem melhorando a cada ano, pelo facto de apresentar uma abrangência enorme nos últimos tempos, beneficiando a mais pessoas.
De acordo com Evaristo Pedro, que falava no acto presidido pela secretária geral da OMA, Emília Carlota Dias, dois milhões, 665 mil e 994 cidadãos maiores de 15 anos foram alfabetizados em todo o país, nos últimos cinco anos, dos quais 68% do total de alfabetizados são mulheres.
O responsável anunciou que o Ministério da Educação vai desenvolver, no decorrer deste ano, um novo programa denominado “Educação de segunda oportunidade”, para combater o estigma por parte de alguns indivíduos, sobretudo das zonas rurais.
Referiu que a ideia é promover uma educação mais inclusiva, independentemente da idade.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira, manifestou, hoje, profundo pesar pelo...
Ler maisDetails








