A província do Cuanza-Norte começou, nesta Terça-feira (23), a emitir Bilhetes de Identidade (BI) localmente e de forma imediata, um acto testemunhado pelo governador provincial, João Diogo Gaspar, na cidade de Ndalatando.
Na ocasião, o responsável destacou que a iniciativa representa um passo importante na modernização dos serviços públicos e na aproximação da administração aos cidadãos.
Segundo o governador, a implementação da emissão local resulta da articulação entre o Governo Provincial e o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, com o objectivo de facilitar o acesso da população ao documento.
“Hoje é muito mais fácil obter o Bilhete de Identidade. Em apenas alguns minutos o cidadão pode receber o seu documento impresso localmente, sem necessidade de aguardar pelo envio a partir de outras províncias”, afirmou.
João Diogo Gaspar explicou ainda que o Executivo continua a expandir os serviços de registo civil e identificação em todos os municípios da província, incluindo zonas que durante anos enfrentaram dificuldades no acesso a estes serviços.
De acordo com o governante, localidades de difícil acesso, como Luinga e Tango, já registam um aumento significativo do número de cidadãos identificados, resultado dos esforços desenvolvidos para reforçar a inclusão administrativa e garantir o exercício pleno da cidadania.
“O acesso ao Bilhete de Identidade representa dignidade, cidadania e inclusão. Queremos que todos os cidadãos do Cuanza-Norte tenham os seus documentos regularizados e possam exercer plenamente os seus direitos”, sublinhou.








