O número de pessoas que recebem terapia antirretroviral em Angola subiu de 128 mil e 292 em 2021 para 188 mil e 426 em 2025, enquanto a taxa de supressão viral evoluiu de 79% para 87% no mesmo período.
A informação foi avançada esta segunda-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, na abertura do workshop de balanço do VII Plano Estratégico Nacional de Resposta ao HIV, Hepatites Virais e outras Infecções de Transmissão Sexual (ITS).
“Os desafios continuam a exigir de todos nós uma actuação multissectorial, coordenada, sustentável e baseada em evidências”, afirmou.
De acordo com o balanço apresentado pelo secretário de Estado, estima-se que cerca de 370 mil pessoas vivem actualmente com HIV no país, das quais 260 mil são mulheres, sendo cerca de 27 mil deste número são gestantes seropositivas.
Carlos de Sousa fez saber que o novo plano deverá consolidar os ganhos alcançados nos últimos anos e acelerar o cumprimento dos compromissos assumidos por Angola no âmbito das metas globais de combate ao VIH/SIDA.








