EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Téte António orienta 7ª Reunião Ministerial da União Europeia-Angola

Jornal OPaís por Jornal OPaís
26 de Fevereiro, 2026
Em Política, Última Hora

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, preside desde às primeiras horas da manhã desta Quinta-feira, 26, em Bruxelas, Reino da Bélgica, a 7ª Reunião Ministerial da União Europeia-Angola, no âmbito do Caminho Conjunto.

Poderão também interessar-lhe...

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

O encontro tem como objectivo proceder ao balanço das acções implementadas desde a última reunião, bem como preparar a próxima Reunião Ministerial e o Fórum de Negócios e Mobilização de Investimento, ambos a terem lugar na capital angolana.

A 7.ª Reunião Ministerial União Europeia-Angola insere-se no quadro do reforço da cooperação estratégica entre Angola e a União Europeia, com enfoque em áreas prioritárias como o investimento, desenvolvimento sustentável, energia, formação de quadros e fortalecimento institucional.

O Caminho Conjunto constitui um instrumento estruturante do diálogo político e da cooperação entre as partes, visando consolidar parcerias mutuamente vantajosas e promover o desenvolvimento económico e social.

Ao tomar a palavra, o titular da pasta da diplomacia angolana falou de paz e segurança, áreas em que Angola tem assumido, com o apoio da Europa, um papel de mediador incansável.

Téte António referiu-se também da transição energética e da biodiversidade, mostrando que Angola quer crescer bem, de forma sustentável e responsável.

Conforme o chefe da diplomacia angolana, a República de Angola tem-se afirmado como voz construtiva do Sul Global, defensora de uma ordem internacional mais equitativa e baseada em regras.

Saudou a reafirmação do compromisso internacional com infra-estruturas estratégicas como o Corredor do Lobito, e a realização do Fórum Global Gateway em Bruxelas, que reforçou a ambição de traduzir compromissos políticos em investimentos concretos.

Para o chefe da delegação angolana a este evento com a União Europeia, Angola mantém-se firme no seu compromisso com uma cooperação baseada no respeito mútuo com a UA, na previsibilidade e na concretização efectiva de resultados.

Para Angola, três prioridades estruturantes devem orientar o aprofundamento desta parceria, consubstanciada na paz e segurança com liderança africana, com maior enfoque na reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas; industrialização através do Corredor do Lobito, um projecto que deve ir além de uma simples rota de exportação de matérias-primas; e a transição energética justa e soberania sanitária.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

Ler maisDetails

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O espaço de interacção digital denominado “Gabinete do Ministro”, sob égide do titular da pasta do Interior, Manuel Homem, aborda,...

Ler maisDetails

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Procuradoria-Geral da República (PGR) notificou, nesta Terça-feira, o general Francisco Higino Lopes Carneiro da acusação formal deduzida pelo Ministério...

Ler maisDetails

Perfil da Criança revela concentração de mais população infanto-juvenil no Bié, Uíge e Moxico

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

As províncias do Bié, Uíge e Moxico são as que registam maior número de crianças e adolescentes em Angola, com...

Ler maisDetails

Brasil e Marrocos buscam apuramento aos 16 avosde-final esta noite

24 de Junho, 2026

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

24 de Junho, 2026

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

24 de Junho, 2026

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.