O primeiro-secretário provincial do MPLA no Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, afirmou hoje que o partido está “forte, coeso, determinado e preparado” para enfrentar os desafios políticos dos próximos anos, no quadro da apresentação da Agenda Política 2026-2027, que assume o lema “MPLA, 70 anos, compromisso com o povo, confiança no futuro” é o lema de 2026
João Feliciano
Durante o acto de massas, que marcou o lançamento oficial da agenda na província, o dirigente referiu que o momento é simbólico, numa altura em que o MPLA aproxima-se da celebração dos 70 anos da sua fundação, ocorrida em 1956.
João Diogo Gaspar considerou que a escolha do Cuanza Norte para acolher o lançamento da agenda política do maior partido de Angola representa um “gesto de elevada confiança política” da direcção central do partido e um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos militantes na consolidação da presença do MPLA em toda a extensão da província.
O responsável sublinhou que, com a nova Divisão Político-Administrativa aprovada pela Assembleia Nacional em 2024, a província passou a contar com 17 municípios, resultado da criação de novas circunscrições administrativas. Segundo afirmou, o alargamento territorial representa maiores responsabilidades, mas também oportunidades com vista ao reforço da organização de base e ampliar a mobilização partidária.
A nova Divisão Político-Administrativa foi aprovada através da Lei n.º 14/24, de 5 de Setembro, publicada no Diário da República de Angola (Assembleia Nacional de Angola).
Meta eleitoral e alinhamento estratégico
O primeiro-secretário provincial afirmou que os militantes estão mobilizados e alinhados com a “visão estratégica superior do partido”, reiterando a expectativa de alcançar uma vitória expressiva nas próximas eleições gerais, referindo-se à meta de “5-0”.
João Diogo Gaspar reafirmou apoio “inequívoco e incondicional” ao Presidente do MPLA e da República, João Lourenço, e enalteceu o seu papel na consolidação da estabilidade política, na moralização da sociedade e na promoção do desenvolvimento económico e social.
Prioridades sociais e condições institucionais
No plano social, o dirigente provincial assegurou que o MPLA continuará a prestar especial atenção às crianças, à juventude, às mulheres e aos idosos, tendo defendido políticas mais inclusivas e que promovam oportunidades e bem-estar às populações.
O primeiro secretário provincial do MPLA no Cuanza-Norte aproveitou igualmente o momento para agradecer as condições criadas para a instalação da nova sede do Comité Provincial do partido, considerando que a infra-estrutura confere maior dignidade institucional e melhores condições de trabalho aos funcionários.
No final, João Diogo Gaspar manifestou o seu apoio ao partido, à sua liderança, à JMPLA, organização juvenil do partido dos camaradas, e à OMA, e reforçou o ambiente de mobilização em torno da Agenda Política 2026-2027.









