A província da Huíla prevê dar início, durante o ano em curso, à exportação das suas rochas ornamentais para os Estados Unidos da América, depois de longos períodos de comercialização em bruto para a China, Espanha, Portugal e Itália, considerados os maiores compradores dos produtos
A informação foi avançada recentemente pelo director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Domingos Calumana, sublinhando que a transportação será feita a partir dos portos do Namibe e do Lobito. Apesar de não ter referido uma data específica, de acordo com o responsável, a iniciativa servirá de alavanca para o sector económico a nível local e do país, e nesta altura já decorrem todos os processos de negociação para o arranque das exportações.
“Recebemos agora uma nota de que já começamos a ter algum contacto, interesses de exportação para algumas empresas dos Estados Unidos da América”, revelou. Domingos Calumana considerou, igualmente, a necessidade de os investidores começarem a olhar com maior interesse ao sector das rochas ornamentais, pois, com um maior investimento, poderá ser possível a criação de mais postos de trabalho.
“Temos que continuar a trabalhar, despertar acima de tudo, que quem investe na província da Huíla está a investir numa província muito estratégica, em função da sua localização geográfica”, exortou. Localizada na região sul do país, a província da Huíla possui um dos mais importantes parques industriais angolanos. Na mineração industrial, há a extração de caulino, manganês, mica e granito negro.
Leia mais em









