Os alunos da Escola n.º 1027 (também conhecida por Mil e Mata), situada no Bairro dos Ramiros, município de Belas, em Luanda, voltaram às aulas, depois do feriado prolongado, com uma boa nova: a instituição voltou a ser abastecida com água, dois meses depois. Deste modo, ficam ultrapassados os constrangimentos registados na escola, que forçaram o encerramento dos quartos de banho e, consequentemente, levaram os alunos e professores a fazerem necessidades fora da instituição, como noticiou o jornal OPAÍS na sua edição de Segun- da-feira, 16.
O director do Gabinete de Educação do Município de Belas, Levítico Quiala, disse que o problema resultou da falta de comunicação entre as partes que intervêm no abastecimento de água em diferentes instituições públicas da municipalidade. Explicou que o Município tem uma direcção responsável pelo abastecimento de água nas escolas e outras instituições, um processo que envolve uma comunicação que parte das direcções de escolas. “A responsabilidade primária do abastecimento de água é da Direcção de Energia e Águas.
Nós apenas vamos complementando este esforço”, disse, acrescentando que o abastecimento é feito sempre com base na solicitação das direcções de escola. Sobre a denúncia dos encarregados sobre a falta de segurança e assaltos na escola, Levítico Quiala disse que esse problema é antigo, mas que já foi ultrapassado meses atrás, sendo que actualmente conta com três seguranças.









