O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou, hoje, no município de Belas, em Luanda, um estaleiro clandestino dedicado à mineração de criptomoedas, cuja actividade poderia gerar uma facturação superior a três milhões de kwanzas por dia.
Em declarações à imprensa, o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, informou que, durante a operação, foram apreendidos mais de dois mil processadores específicos para mineração de criptomoedas, um posto de transformação de energia eléctrica e cinco viaturas.
A operação culminou igualmente com a detenção, em flagrante delito, de dez cidadãos com idades compreendidas entre os 31 e os 53 anos.
Entre os detidos constam dois cidadãos estrangeiros de nacionalidade chinesa e oito angolanos, todos directamente envolvidos na actividade ilícita.
Segundo Manuel Halaiwa, caso estivesse em pleno funcionamento, a instalação clandestina iria provocar perdas incalculáveis à rede pública de electricidade, devido ao elevado consumo energético dos equipamentos utilizados.









