Estão criadas as condições para o desfile competitivo da edição 2026 do Carnaval de Luanda, nas classes, A, B e C, a partir deste Sábado, 14, até Segunda-feira, 16, na acolhedora Avenida Doutor António Agostinho Neto, na Nova Marginal, mas a sua execução logística enfrenta debates profundos sobre a sua essência cultura e atrasos constantes na cedência de subsídios aos grupos em competição
Apesar dos desafios financeiros enfrentados pelos grupos tradicionais, a mobilização municipal e o espiríto de resistência cultural permanecem como os pilares da maior Festa Popular de Angola. Isso porque a Associação Provincial do Carnavalde Luanda (APROCAL) não tinha concluído, até a hora em que fechámosestaedição,adistribuição dos subsídios aos grupos carnavalescos.
Para manterem-se nesta dinâmica, os grupos foram-se virando como podiam e com o pouco que tinham, reforçando o aparato técnico e logístico, enquanto aguardam pela parcela complementar, não obstante ao atraso. Quanto podemos saber ainda da organização, os subsídios distribuídos às agremiações, apesar de irrisórios, situam-se entre os 3.000.000.00 para a Classe A, 2.500.000.00Kwanzas para a classeB, 1.000.000.00 para a classe C, Infantil. Apesar dos transtornos decorrentes do atraso na recepção dos valores correspondentes, o moral dos integrantes dos distintos grupos carnavalescos apurados para a presente edição competitiva continua alta e, curiosamente, todos eles estão confiantes no sucesso e não falam de outra coisa, senão dalutapelotítulo.
É caso do Grupo União Jovens da Cacimba, do município da Maianga, que continua focado numa reestruturação profunda para esta edição do Entrudo, depois de ter conquistado o 8.º lugar no ano anterior. O director da agremiação, José Andrade, disse estar confiante no sucesso e estabeleceu como meta nesta edição competitiva o primeiro lugar, uma ambição que se baseia na identificação e na correcção de erros passados, além de um reforço significativo nos ensaios e na organização interna para recuperar o histórico de destaque do grupo nas primeiras posições.
Leia mais em









