O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Dionísio Manuel da Fonseca, chegou na noite desta Terça-feira a Abuja, capital da Nigéria, para representar o Chefe de Estado, João Manuel Gonçalves Lourenço, nas celebrações dos 50 anos do assassinato de Murtala Ramat Muhammed.
À sua chegada ao Terminal Presidencial do Aeroporto Internacional Nnamdi Azikiwe, o governante angolano foi recebido pelo embaixador de Angola na Nigéria, José Bamóquina Zau, bem como por diplomatas da missão angolana acreditada naquele país.
De acordo com a agenda oficial, Dionísio Manuel da Fonseca realiza, esta Quarta-feira, uma visita à Embaixada de Angola em Abuja e um encontro com a ex-Primeira-Dama da Nigéria, Ajoke Murtala Muhammed (1975-1976), viúva do antigo Chefe de Estado nigeriano.
Estão igualmente previstas audiências com grupos empresariais e com os governadores dos Estados de Bayelsa e Nasarawa, que mantêm acordos de geminação com as províncias angolanas do Namibe e do Bengo, respetivamente.
Na Quinta-feira, 12 de Fevereiro, o ministro de Estado discursará, em nome do Presidente João Lourenço, numa Conferência Internacional subordinada ao tema “África Atingiu a Maioridade?”.
O evento, que assinala os 50 anos do assassinato de Murtala Muhammed, pretende revisitar a visão pan-africanista do estadista nigeriano para a emancipação política de vários países africanos, bem como refletir sobre o percurso contemporâneo do continente no contexto da política global.









