A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, encontra-se na província do Uíge, onde cumpre uma jornada de trabalho com a duração de dois dias, enquadrada no acompanhamento de vários sectores da governação.
À chegada ao Aeroporto Manuel Quarta Punza, a governante foi recebida pelo governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, entre outras entidades locais.
De acordo com o programa a que o Jornal OPAÍS teve acesso, Esperança da Costa deverá manter um encontro de cortesia com o governador da província, seguindo-se uma reunião para a apresentação do ponto de situação das comissões e conselhos por si coordenados.
Entre estes constam o Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, os programas ligados ao HIV/SIDA e grandes endemias, o Conselho Nacional de Águas, o PAR-II, bem como os sectores do ambiente, alterações climáticas, capital humano, Ensino Superior e Educação.
Ainda durante a manhã, a Vice-Presidente da República vai presidir à 1.ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial.
No período da tarde, a agenda contempla visitas à Universidade Kimpa Vita, às obras de construção do futuro Hospital Geral do Uíge, localizado junto à centralidade do Quilumosso, bem como à empreitada paralisada da escola projectada para o magistério secundário, no mesmo bairro.
A jornada desta segunda-feira termina com uma passagem pelo Colégio n.º 77 (11 de Novembro), situado no bairro Popular 1.
Na terça-feira, Esperança da Costa deverá visitar o projecto de expansão da rede de distribuição de água à cidade do Uíge, que prevê cerca de 15 mil ligações domiciliares.
O projecto abrange os bairros Ana Candande, GAI, Bem-vindo, Damba, Quigima, Cassangano, Tange, Quindenuco, Mbemba Ngango, Kituma e 6.ª CIA.









