Mais de 129 mil famílias da província de Benguela já beneficiaram do Programa de Fortalecimento da Protecção Social (Kwenda), até Novembro do ano passado, através das transferências sociais monetárias. A informação foi avançada pelo governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, durante o lançamento oficial do Kwenda II, nos municípios de Benguela e dos Navegantes
Na ocasião, o governante destacou que o programa tem contribuído, de forma inequívoca, tanto a nível provincial como nacional, para a redução da vulnerabilidade social e para a melhoria das condições de vida das populações mais empobrecidas.
Manuel Nunes Júnior chamou ainda atenção para a complexa realidade social vivida pela comunidade do bairro da Caota, no município de Navegantes, marcada por extrema pobreza, escassez de emprego e fraco acesso a serviços sociais básicos como educação, saúde, saneamento, segurança pública e condições de conforto. Acrescentou ainda que existem denúncias públicas, inclusive a nível internacional, sobre práticas de exploração sexual de menores naquela localidade.
Para responder a este cenário, o Governo Provincial de Benguela aprovou, no ano passado, um programa integrado de intervenção com vista à protecção urgente de crianças e adolescentes em risco, à reintegração institucional e económica da Caota, à qualificação urbana e social da comunidade e ao combate à pobreza extrema e à exploração humana.
Leia mais em









