O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê uma estimativa de crescimento de 4,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país, sendo 3,5% no sector não petrolífero e cerca de 1,1 por cento no sector petrolífero
Os dados foram tornados públicos em Cabinda pelo Governador do BNA, Manuel Tiago Dias, quando procedia à abertura do workshop sobre o “Balanço e Perspectivas da Política Monetária e Cambial” do país, realizado, nesta cidade. O evento visou apresentar a execução monetária e cambial ocorrido em 2025 e perspectivar as acções do corrente ano.
De acordo com Manuel Tiago Dias, para o ano de 2026, o Banco Nacional de Angola estima um crescimento do PIB na ordem dos 3,5 por cento no sector não petrolífero e continuará com a mesma dinâmica demonstrada em 2025, estimando-se que neste ano o Produto Interno Bruto de Angola venha a crescer na ordem dos 4,6 por cento.
No que diz respeito ao sector petrolífero, garantiu que “vamos assistir em 2026 a retoma da actividade económica em termos de crescimento económico e, perspectiva-se que o sector petrolífero venha a cres- cer na ordem de 1,1 por cento no ano em curso.
POR: Alberto Coelho, em Cabinda
Leia mais em









