O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) emitiu, nesta sexta-feira, um alerta de emergência de nível amarelo, válido de 30 de Janeiro a 02 de Fevereiro, em virtude da previsão de chuvas moderadas a fortes acompanhadas de trovoadas em grande parte do território nacional.
Segundo o SPCB, o aviso baseia-se em dados do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) e abrange 20 províncias, nomeadamente Cabinda, Zaire, Bengo, Luanda, Icolo e Bengo, Uíge, Malanje, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Lunda Sul, Lunda Norte, Bié, Moxico Leste, Benguela, Moxico, Huambo, Cuando Cubango, Namibe e Huíla.
As autoridades alertam ainda para a possibilidade de alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, quedas de árvores e estruturas, bem como cortes no fornecimento de energia eléctrica e agitação marítima.
Além disso, o comunicado refere ainda o risco de descargas atmosféricas e desabamento de residências, situações que podem colocar em perigo a vida das populações.
Face ao cenário previsto, o SPCB recomenda à população a adopção de medidas preventivas, como evitar permanecer próximo de postes e cabos eléctricos, não se abrigar debaixo de árvores durante as chuvas, reforçar a fixação de telhas, evitar atravessar ruas com correntezas e abandonar zonas consideradas de risco.
É igualmente desaconselhado o uso de telemóveis e aparelhos electrónicos durante trovoadas, bem como mergulhos no mar e em rios.
Em caso de emergência, os cidadãos devem contactar o 111, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), ou o Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), através do número 939 352 761.
O SPCB reforça que a prevenção é uma responsabilidade colectiva, sublinhando o lema: “Protecção Civil Somos Todos Nós”.









