No âmbito das avaliações das diferentes infra-estruturas de fornecimento de energia eléctrica em construção no país, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, realizou uma visita de constatação, na manhã desta quinta-feira, às obras do parque solar fotovoltaico do Cafunfo, situado na província Lunda-Norte.
Em companhia do vice-governador provincial da Lunda-Norte, Frederico Barroso, o ministro constatou in loco o grau de execução física da empreitada e reforçou aos responsáveis para que cumpram rigorosamente com os prazos contratuais estabelecidos para a entrada em funcionamento daquela infra-estrutura, que está previsto para o mês de julho de 2026.
O parque solar fotovoltaico do município do Cafunfo está projectado para produzir energia limpa, sustentável e a custos competitivos, o que vai permitir, numa primeira fase, o fornecimento de electricidade a cerca de 30 mil residências, beneficiando directamente mais de 100 mil cidadãos.
Em termos técnicos, o projecto contempla uma potência instalada de 42,4 MWp, associada a uma linha de transporte de energia em média tensão, com cerca de 50 quilómetros de extensão, integrada na rede eléctrica local, reforçando a capacidade e a fiabilidade do sistema.
Na tarde de ontem, o ministro João Baptista Borges visitou as obras do parque fotovoltaico do município do Cuango, na mesma província, cujas obras decorrem a ritmo acelerado, com uma execução física na ordem dos 70 por cento.
A infra-estrutura, que também está prevista a ser entregue à população no mês de julho, vai electrificar nove mil e 500 residências, beneficiando 40 mil cidadãos.









